Significado dos sobrenomes

A origem estrangeira do sobrenome Fernandes

A origem estrangeira do sobrenome Fernandes

A origem estrangeira do sobrenome Fernandes

O sobrenome Fernandes é muito comum entre os brasileiros, mas poucos conhecem a sua origem verdadeira. Muitas pessoas acreditam que este sobrenome deriva do português, mas na verdade ele tem uma origem estrangeira.

Os Fernandes têm sua origem na Espanha, mais especificamente na região da Galiza. Fernández é um sobrenome patronímico, ou seja, que indica a filiação de alguém. Em espanhol, Fernández significa "Filho de Fernando". O nome Fernando, por sua vez, tem origem germânica e significa "o viajante corajoso".

A Galiza é uma região da Espanha que sempre teve uma forte influência celta. Este povo germânico se estabeleceu nesta região há séculos, o que pode explicar a origem do nome Fernando. A palavra "viajante" pode indicar o movimento migratório dos povos celtas que se estabeleceram na Península Ibérica.

A partir da Espanha, o sobrenome Fernandes se espalhou por todo o mundo, principalmente através do processo de colonização portuguesa. Aliás, a própria língua portuguesa tem muitas palavras que vêm do espanhol, o que demonstra a influência de nossos vizinhos no Brasil.

No Brasil, os Fernandes chegaram ao país no início da colonização portuguesa. Este sobrenome é muito comum no Nordeste do país, principalmente nos estados de Pernambuco e Bahia. Os Fernandes são também bastante numerosos no estado de São Paulo, principalmente na capital e na região metropolitana.

Muitas personalidades brasileiras têm o sobrenome Fernandes, como o escritor Rubem Fonseca, a atriz Fernanda Montenegro e o técnico de futebol Vanderlei Luxemburgo. Este sobrenome também é bastante comum entre os jogadores de futebol, como o atacante Fernandinho do Manchester City e o lateral Fágner do Corinthians.

É interessante notar que, em algumas regiões do Brasil, é comum o sobrenome Fernandes ser acompanhado de um segundo sobrenome, como Fernandes Costa ou Fernandes Lima. Isso acontece porque, durante a colonização portuguesa, era comum que as pessoas adotassem o nome do lugar onde moravam, como forma de identificação.

Como podemos ver, o sobrenome Fernandes tem uma origem estrangeira, mas já faz parte da história do Brasil há muitos séculos. Este sobrenome é um exemplo da riqueza cultural do nosso país, que é formado por uma mistura de povos e culturas.