
O sobrenome Pereira tem origem portuguesa e era originalmente usado para designar aqueles que eram naturais de alguma região com muitas pereiras, ou que possuía um grande pomar de pereiras em seu terreno.
Esse sobrenome também pode ter vir de sobrenomes de origem judaica, como "Ben Pereira", que significa "Filho de Pedro". Esses sobrenomes judaicos foram adotados por famílias que se converteram ao Cristianismo durante a Inquisição na Península Ibérica.
No Brasil, o sobrenome Pereira é bastante comum e pode ser encontrado em diversas regiões do país.
Francisco de Paula Pereira, o Barão de Itapetininga, foi um importante político brasileiro do século XIX. Nascido em 1796 em Itu, São Paulo, Pereira era filho de um rico fazendeiro e se envolveu na política ainda jovem.
Ele foi um representante da província de São Paulo na Assembleia Geral do Império e também atuou como presidente da província de São Paulo. Além disso, foi o responsável pelo projeto de lei que estabeleceu o Código Comercial Brasileiro em 1850.
Antonio Pereira da Cunha foi um importante escritor brasileiro do século XIX. Nascido em Minas Gerais em 1863, Pereira da Cunha era filho de um abolicionista e passou sua vida lutando pela liberdade e igualdade dos afro-brasileiros.
Ele escreveu vários livros e artigos sobre a questão racial no Brasil, incluindo o livro "Alma Africana", que foi publicado em 1900 e é considerado uma das primeiras obras a tratar do tema da identidade negra no país.
O sobrenome Pereira tem uma rica história e está associado a várias personalidades importantes ao longo dos séculos. Além disso, ele é bastante comum em Portugal e no Brasil e é utilizado em diversas expressões populares. Se você é um Pereira ou está interessado em suas origens, certamente há muito para se descobrir sobre a história deste sobrenome.