Origem e significado do sobrenome Pereira

Dicas para a pesquisa genealógica

O sobrenome Pereira é um dos mais comuns no Brasil e em Portugal. A sua origem remonta aos tempos medievais, quando foi adotado pelos primeiros indivíduos que habitaram as regiões onde hoje se situam estes países. Neste artigo, vamos explorar a história e o significado deste sobrenome tão popular.

Origem do Sobrenome Pereira

A palavra Pereira deriva do latim “pereira”, que significa “árvore que dá peras”. Na Idade Média, as árvores frutíferas eram muito valorizadas pelos agricultores, pois produziam frutas que podiam ser consumidas ou comercializadas.

Existem várias teorias sobre a origem do sobrenome Pereira. Uma das mais aceitas é que tenha sido adotado por indivíduos que eram proprietários de pomares de pereiras. Outra teoria sugere que tenha sido dado a pessoas que habitavam regiões onde as pereiras eram abundantes.

No entanto, a origem exata do sobrenome Pereira é desconhecida. A sua adoção como sobrenome pode ter ocorrido de forma aleatória, como resultado de uma alcunha ou apelido.

Distribuição Geográfica

O sobrenome Pereira é muito comum em Portugal e no Brasil, embora também possa ser encontrado em outros países, como Espanha, França, Argentina e México.

Em Portugal, é o 11º sobrenome mais comum, sendo encontrado em todas as regiões do país. Já no Brasil, é o 8º sobrenome mais comum, sendo mais prevalente nas regiões Norte e Nordeste.

Personagens Históricos

Algumas personalidades famosas que carregam o sobrenome Pereira foram:

  • Bartolomeu Pereira, militar português que lutou na Guerra da Restauração
  • Luís Vaz de Camões Pereira, poeta português autor de "Os Lusíadas"
  • Almirante Tamandaré Pereira, militar brasileiro que participou da luta contra a Guerra do Paraguai

Significado do Sobrenome Pereira

Os sobrenomes costumam ter um significado ou simbolizar alguma característica ou profissão dos seus portadores. Embora já tenhamos mencionado que Pereira significa “árvore que dá peras”, ele também pode ter outras conotações.

Para alguns estudiosos, Pereira simboliza a perenidade, isto é, a capacidade de se manter ao longo do tempo. Outros acreditam que o sobrenome se relaciona com a fertilidade, devido à conexão com as árvores frutíferas.

A adoção do sobrenome Pereira pode ter sido influenciada não apenas pela ocupação ou residência dos seus portadores, mas também pelas suas características pessoais ou físicas. Por exemplo, uma pessoa que era alta e magra poderia ser chamada de “Pereira” por se assemelhar a uma árvore esguia.

Variants e Derivações

O sobrenome Pereira possui várias variantes e derivações, que foram criadas ao longo do tempo. Algumas delas são:

  • Pereyra
  • Peretti
  • Pereiro
  • Pereirinha
  • Pereyrols

Essas variações podem ter surgido como resultado da influência de outros idiomas, dialectos ou como forma de diferenciar famílias com sobrenomes semelhantes.

Curiosidades

Você sabia que o sobrenome Pereira está presente em várias cidades e regiões do Brasil? Alguns exemplos são:

  • Pereira Barreto, em São Paulo
  • Pereiras, em São Paulo
  • Pereira, no Rio Grande do Sul
  • Pereira de Magalhães, em Minas Gerais
  • Pereira Passos, no Rio de Janeiro

O sobrenome Pereira é também muito comum em famílias de origem judaica. Durante a Inquisição, muitas famílias judaicas adotaram nomes cristãos para escapar da perseguição. O sobrenome Pereira foi um dos mais escolhidos como forma de se camuflar.

Conclusão

O sobrenome Pereira é um dos mais populares em Portugal e no Brasil, e tem uma origem ligada às árvores frutíferas e à agricultura. Embora a origem exata do sobrenome ainda seja desconhecida, ele pode simbolizar a perenidade ou a fertilidade. O sobrenome Pereira possui diversas variantes e derivações, que foram criadas ao longo do tempo. Curioso saber que o sobrenome é bastante comum em regiões brasileiras? E que ele possui uma forte conexão com as famílias de origem judaica?