Sobrenome Almada

"Almada" - Uma análise abrangente de um apelido

O apelido “Almada” tem uma história rica e interessante que se estende por vários países e culturas. Com um total de 28.539 incidências na Argentina, 17.530 no Paraguai, 6.559 no Brasil e 4.983 no México, fica claro que o sobrenome é bastante prevalente na América Latina. No entanto, a sua presença também se faz sentir noutras partes do mundo, com incidências em países como Angola, Portugal, Estados Unidos, Espanha e Filipinas.

Origens e Significado

A origem do apelido "Almada" remonta à época medieval, mais concretamente à Península Ibérica. O nome é de origem portuguesa e espanhola, acreditando-se que "Almada" tenha origem na palavra árabe "al-ma'ida", que significa "a mesa" ou "o planalto". Isso pode sugerir que o sobrenome foi originalmente usado para descrever alguém que morava perto de um terreno plano ou elevado.

Com o tempo, o sobrenome provavelmente se espalhou para outras partes do mundo através da colonização, migração e comércio. Isto explica a sua presença em países como Brasil, México e Argentina, onde as influências portuguesa e espanhola têm sido fortes.

Popularidade e distribuição

Como mencionado anteriormente, o sobrenome "Almada" é mais comumente encontrado em países da América Latina, como Argentina, Paraguai, Brasil e México. Tem uma incidência particularmente elevada na Argentina, onde é mais prevalente. Isto pode ser devido aos fortes laços históricos entre Argentina e Espanha, bem como ao grande número de imigrantes espanhóis que se estabeleceram no país.

Fora da América Latina, o sobrenome também tem presença marcante em Portugal, Estados Unidos e Espanha. Em Portugal, “Almada” é encontrado em 1.472 ocorrências, indicando que é um apelido relativamente comum no país. Nos Estados Unidos, há 1.354 ocorrências do sobrenome, demonstrando que ele também foi adotado por imigrantes americanos de ascendência portuguesa e espanhola.

Significado e impacto cultural

O apelido “Almada” tem significado para muitos indivíduos que o possuem, pois muitas vezes serve de ligação às suas raízes ancestrais e herança cultural. Para quem tem ligações portuguesas e espanholas, o apelido pode ser motivo de orgulho e identidade, representando uma ligação à Península Ibérica e à sua rica história.

Além disso, a prevalência do apelido "Almada" em vários países do mundo é uma prova da influência global das culturas portuguesa e espanhola. Serve como um lembrete do impacto de longo alcance da colonização e da migração, e do legado duradouro destes processos históricos.

Conclusão

Concluindo, o apelido "Almada" é um nome fascinante e complexo, com uma história que se estende por continentes e culturas. As suas origens na Península Ibérica, a sua ampla distribuição na América Latina e a sua presença em países de todo o mundo contribuem para a sua rica tapeçaria de significados e significados.

Quer você tenha o sobrenome "Almada" ou simplesmente tenha interesse em sobrenomes e genealogia, explorar sua história e impacto cultural pode fornecer informações valiosas sobre a interconexão das sociedades humanas e os legados duradouros do passado.

O sobrenome de Almada no mundo

.

A globalização é um fenômeno que fez com que os sobrenomes se espalhassem muito mais longe do país de origem, para que pudéssemos encontrar sobrenomes asiáticos na Europa ou sobrenomes americanos na Oceania. O mesmo acontece no caso de Almada, que, como pode ser visto, é um sobrenome orgulhosamente representado em quase todos os lugares do mundo. Da mesma forma, há países onde o número de pessoas com o sobrenome Almada é certamente maior do que no resto dos países.

O mapa do sobrenome Almada

Ver mapa del apellido Almada

A oportunidade de descobrir em um mapa mundial quais países têm o maior número de Almada do mundo é de grande ajuda. Ao nos colocarmos no mapa mundial acima de um determinado país, somos capazes de ver o número exato de pessoas que levam o sobrenome Almada, para que possamos obter informações precisas sobre todos os Almada que você pode encontrar atualmente naquele país. Tudo isso também nos ajuda a entender não apenas de onde vem o sobrenome Almada, mas também como as pessoas cujas origens fazem parte da família com o sobrenome Almada se mudaram e se mudaram. Da mesma forma, podemos ver em quais países eles se enraizaram e se desenvolveram, e é por isso que se Almada é nosso sobrenome, é atraente saber para quais outras partes do mundo é possível que um ancestral nosso tenha migrado uma vez.

Países com mais Almada no mundo

  1. Argentina Argentina (28539)
  2. Paraguai Paraguai (17530)
  3. Brasil Brasil (6559)
  4. México México (4983)
  5. Angola Angola (2961)
  6. Uruguai Uruguai (2057)
  7. Portugal Portugal (1472)
  8. Estados Unidos da América Estados Unidos da América (1354)
  9. Espanha Espanha (348)
  10. Filipinas Filipinas (280)
  11. Cabo Verde Cabo Verde (186)
  12. Venezuela Venezuela (134)
  13. Tanzânia Tanzânia (47)
  14. Canadá Canadá (36)
  15. Inglaterra Inglaterra (30)