Sobrenome Almandoz

A Origem do Sobrenome Almandoz

O sobrenome Almandoz é de origem espanhola, especificamente da região basca. Acredita-se que seja um sobrenome local, derivado do topônimo Almándoz, uma pequena vila na província de Navarra, no norte da Espanha. O nome Almándoz vem das palavras bascas “al”, que significa “lugar” ou “terra”, e “manduz”, que significa “água fria”. Isto sugere que a aldeia de Almándoz provavelmente estava situada perto de uma fonte de água fria, como um rio ou riacho.

Como muitos sobrenomes de origem basca, Almandoz é um sobrenome patronímico, o que significa que foi originalmente formado pela adição de um sufixo ao nome do pai. Neste caso, o sufixo “-oz” provavelmente indicava “filho de”, então Almandoz originalmente significava “filho de Almándoz”. Com o tempo, à medida que o sobrenome se tornou hereditário, foi transmitido de geração em geração, independentemente do nome de batismo do pai.

Distribuição do Sobrenome Almandoz

O sobrenome Almandoz foi encontrado predominantemente na Espanha, com a maior incidência de 470 registrada no país. Isto é consistente com as origens espanholas do sobrenome e sua ligação com a região basca. Além de Espanha, a Almandoz também está presente em outros países de língua espanhola, como Argentina (435), Venezuela (135), Peru (109) e México (9).

Fora do mundo de língua espanhola, o sobrenome Almandoz tem uma presença menor em países como França (55), Estados Unidos (54), Uruguai (47), Trinidad e Tobago (45), Chile (6) , Brasil (3), China (1), Cuba (1), Alemanha (1), Noruega (1), Nova Zelândia (1) e Suécia (1). Embora a incidência do sobrenome possa ser baixa nesses países, ela reflete a migração global e a dispersão de indivíduos com herança basca.

Indivíduos famosos com o sobrenome Almandoz

Embora o sobrenome Almandoz possa não ser tão conhecido como alguns outros sobrenomes espanhóis, houve pessoas notáveis ​​que levaram esse nome. Um exemplo é Juan Martín Almandoz, um proeminente advogado e político argentino que serviu como Ministro do Interior no século XIX. Suas contribuições para o cenário jurídico e político da Argentina lhe renderam um lugar na história do país.

Além de figuras históricas, é provável que existam muitas pessoas em todo o mundo que levam o sobrenome Almandoz e deixaram sua marca em vários campos, dos negócios às artes. Embora o sobrenome possa não ter o reconhecimento generalizado de alguns outros sobrenomes, suas origens bascas únicas e seu significado regional tornam-no uma parte distinta e significativa da identidade de alguém.

Concluindo, o sobrenome Almandoz é um testemunho da rica herança cultural da região basca e da sua influência na sociedade espanhola e global. Desde as suas origens na aldeia de Almándoz até à sua presença em países de todo o mundo, Almandoz é um apelido que carrega consigo um sentido de história, tradição e identidade. Quer seja carregado por uma figura histórica ou por um indivíduo que se esforça para deixar a sua marca, o sobrenome Almandoz é uma lembrança do legado duradouro do povo basco e das suas contribuições para o mundo.

O sobrenome de Almandoz no mundo

.

A globalização é um fenômeno que fez com que os sobrenomes se espalhassem muito mais longe do país de origem, para que pudéssemos encontrar sobrenomes asiáticos na Europa ou sobrenomes americanos na Oceania. O mesmo acontece no caso de Almandoz, que, como pode ser visto, é um sobrenome orgulhosamente representado em quase todos os lugares do mundo. Da mesma forma, há países onde o número de pessoas com o sobrenome Almandoz é certamente maior do que no resto dos países.

O mapa do sobrenome Almandoz

Ver mapa del apellido Almandoz

A oportunidade de descobrir em um mapa mundial quais países têm o maior número de Almandoz do mundo é de grande ajuda. Ao nos colocarmos no mapa mundial acima de um determinado país, somos capazes de ver o número exato de pessoas que levam o sobrenome Almandoz, para que possamos obter informações precisas sobre todos os Almandoz que você pode encontrar atualmente naquele país. Tudo isso também nos ajuda a entender não apenas de onde vem o sobrenome Almandoz, mas também como as pessoas cujas origens fazem parte da família com o sobrenome Almandoz se mudaram e se mudaram. Da mesma forma, podemos ver em quais países eles se enraizaram e se desenvolveram, e é por isso que se Almandoz é nosso sobrenome, é atraente saber para quais outras partes do mundo é possível que um ancestral nosso tenha migrado uma vez.

Países com mais Almandoz no mundo

  1. Espanha Espanha (470)
  2. Argentina Argentina (435)
  3. Venezuela Venezuela (135)
  4. Peru Peru (109)
  5. França França (55)
  6. Estados Unidos da América Estados Unidos da América (54)
  7. Uruguai Uruguai (47)
  8. Trindade e Tobago Trindade e Tobago (45)
  9. México México (9)
  10. Chile Chile (6)
  11. Brasil Brasil (3)
  12. China China (1)
  13. Cuba Cuba (1)
  14. Alemanha Alemanha (1)
  15. Noruega Noruega (1)
  16. Nova Zelândia Nova Zelândia (1)
  17. Suécia Suécia (1)