O sobrenome Bastista é de origem portuguesa e espanhola, derivado da palavra latina "baptista", que significa "batista" ou "aquele que batiza". Isso sugere que o portador original do sobrenome pode ter sido batizador ou envolvido em cerimônias religiosas relacionadas ao batismo. É um sobrenome comum em vários países de língua portuguesa e espanhola, com grafias diferentes como Bastista, Baptista ou Baptiste.
No Brasil, o sobrenome Bastista é particularmente prevalente, com uma taxa de incidência de 421. Esta alta incidência pode ser atribuída à forte influência portuguesa no país, já que Portugal foi a potência colonial no Brasil por muitos anos. Os sobrenomes portugueses foram frequentemente adotados pela população local, levando ao uso generalizado de sobrenomes como Bastista no Brasil.
Portugal também tem um número significativo de indivíduos com o sobrenome Bastista, embora a taxa de incidência não seja tão alta como no Brasil. A imigração portuguesa para outros países, como os Estados Unidos, também poderá ter contribuído para a presença do apelido em diferentes partes do mundo.
Em países de língua espanhola como a República Dominicana e a Venezuela, o sobrenome Bastista também é bastante comum, com taxas de incidência de 46 e 34, respectivamente. A colonização espanhola destes países e a subsequente influência da língua e cultura espanholas provavelmente contribuíram para a prevalência do sobrenome nestas regiões.
Outros países de língua espanhola, como Argentina e Colômbia, também têm um número notável de indivíduos com o sobrenome Bastista, embora as taxas de incidência sejam mais baixas em comparação com o Brasil e alguns outros países. O sobrenome pode ter sido trazido para esses países através da colonização espanhola ou da imigração de outras regiões de língua espanhola.
Embora o sobrenome Bastista seja mais comumente encontrado em países de língua portuguesa e espanhola, ele também se espalhou para outras partes do mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, existem indivíduos com o sobrenome Bastista, embora a taxa de incidência seja relativamente baixa, 80.
Outros países com um número menor de pessoas com o sobrenome incluem Paquistão, França e Filipinas. Esses indivíduos podem ter adquirido o sobrenome através da imigração ou de outros meios, demonstrando o alcance global de sobrenomes como Bastista.
No geral, o sobrenome Bastista tem uma história rica e é uma prova dos intercâmbios culturais e linguísticos que ocorreram entre vários países ao longo dos séculos. Sejam de origem portuguesa ou espanhola, os indivíduos com o sobrenome Bastista carregam consigo um legado que se estende por diferentes continentes e idiomas.
A globalização é um fenômeno que fez com que os sobrenomes se espalhassem muito mais longe do país de origem, para que pudéssemos encontrar sobrenomes asiáticos na Europa ou sobrenomes americanos na Oceania. O mesmo acontece no caso de Bastista, que, como pode ser visto, é um sobrenome orgulhosamente representado em quase todos os lugares do mundo. Da mesma forma, há países onde o número de pessoas com o sobrenome Bastista é certamente maior do que no resto dos países.
A oportunidade de descobrir em um mapa mundial quais países têm o maior número de Bastista do mundo é de grande ajuda. Ao nos colocarmos no mapa mundial acima de um determinado país, somos capazes de ver o número exato de pessoas que levam o sobrenome Bastista, para que possamos obter informações precisas sobre todos os Bastista que você pode encontrar atualmente naquele país. Tudo isso também nos ajuda a entender não apenas de onde vem o sobrenome Bastista, mas também como as pessoas cujas origens fazem parte da família com o sobrenome Bastista se mudaram e se mudaram. Da mesma forma, podemos ver em quais países eles se enraizaram e se desenvolveram, e é por isso que se Bastista é nosso sobrenome, é atraente saber para quais outras partes do mundo é possível que um ancestral nosso tenha migrado uma vez.
Sobrenome Bastista
Outros idiomas