Sobrenome Centenaro

As Origens do Sobrenome Centenaro

O sobrenome Centenaro é um sobrenome único e intrigante que tem suas origens enraizadas em vários países ao redor do mundo. Com um total de 1.346 incidências no Brasil, 827 na Itália, 183 na Argentina, 111 no Peru, 62 na Colômbia, 39 nos Estados Unidos e números menores em países como Bolívia, África do Sul, Equador, Paraguai, Uruguai, Canadá , Suíça, Chile, Espanha, França, Inglaterra, Holanda e Noruega, o sobrenome tem uma presença verdadeiramente internacional.

Origens Brasileiras

No Brasil, o sobrenome Centenaro é mais comumente encontrado nas regiões Sul do país, principalmente nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A presença do sobrenome no Brasil remonta aos imigrantes italianos que chegaram no final do século 19 e início do século 20, em busca de novas oportunidades e uma vida melhor no novo mundo.

Raízes italianas

A Itália, como segundo país com maior incidência do sobrenome Centenaro, tem uma longa história com o nome. O sobrenome provavelmente se originou nas regiões do norte da Itália, como Lombardia e Veneto, onde o nome é mais prevalente. O significado do sobrenome não é totalmente claro, mas pode ser derivado da palavra italiana “centenario”, que significa centenário ou centenário.

Conexões argentinas e peruanas

Na Argentina e no Peru, o sobrenome Centenaro tem uma presença menor, mas ainda significativa. O sobrenome provavelmente chegou a esses países através da migração italiana, com imigrantes em busca de oportunidades econômicas e um novo começo na América do Sul. É frequentemente encontrado nas grandes cidades de Buenos Aires e Lima, onde comunidades de imigrantes italianos foram estabelecidas.

Influência Norte-Americana

Nos Estados Unidos, o sobrenome Centenaro está presente em pequeno número, com a maioria das ocorrências em estados com maiores populações ítalo-americanas, como Nova York, Nova Jersey e Califórnia. O sobrenome pode ter chegado aos Estados Unidos através de ondas anteriores de imigração italiana no final do século 19 e início do século 20.

Presença Europeia

Fora das Américas, o sobrenome Centenaro tem uma presença pequena, mas notável, em países como Suíça, Espanha, França, Inglaterra, Holanda e Noruega. A presença do sobrenome nesses países europeus pode estar ligada a padrões históricos de migração e à disseminação de comunidades italianas por toda a Europa.

Impacto global e legado

No geral, o sobrenome Centenaro tem uma história rica e diversificada que abrange vários países e continentes. Desde suas origens na Itália até sua presença em países ao redor do mundo, o sobrenome deixou uma marca na história global e na genealogia. Seja através da imigração italiana ou de outros meios, o sobrenome Centenaro continua a ser uma parte fascinante e única no cenário global de sobrenomes.

O sobrenome de Centenaro no mundo

.

A globalização é um fenômeno que fez com que os sobrenomes se espalhassem muito mais longe do país de origem, para que pudéssemos encontrar sobrenomes asiáticos na Europa ou sobrenomes americanos na Oceania. O mesmo acontece no caso de Centenaro, que, como pode ser visto, é um sobrenome orgulhosamente representado em quase todos os lugares do mundo. Da mesma forma, há países onde o número de pessoas com o sobrenome Centenaro é certamente maior do que no resto dos países.

O mapa do sobrenome Centenaro

Ver mapa del apellido Centenaro

A oportunidade de descobrir em um mapa mundial quais países têm o maior número de Centenaro do mundo é de grande ajuda. Ao nos colocarmos no mapa mundial acima de um determinado país, somos capazes de ver o número exato de pessoas que levam o sobrenome Centenaro, para que possamos obter informações precisas sobre todos os Centenaro que você pode encontrar atualmente naquele país. Tudo isso também nos ajuda a entender não apenas de onde vem o sobrenome Centenaro, mas também como as pessoas cujas origens fazem parte da família com o sobrenome Centenaro se mudaram e se mudaram. Da mesma forma, podemos ver em quais países eles se enraizaram e se desenvolveram, e é por isso que se Centenaro é nosso sobrenome, é atraente saber para quais outras partes do mundo é possível que um ancestral nosso tenha migrado uma vez.

Países com mais Centenaro no mundo

  1. Brasil Brasil (1346)
  2. Itália Itália (827)
  3. Argentina Argentina (183)
  4. Peru Peru (111)
  5. Colômbia Colômbia (62)
  6. Estados Unidos da América Estados Unidos da América (39)
  7. Bolívia Bolívia (9)
  8. África do Sul África do Sul (4)
  9. Equador Equador (2)
  10. Paraguai Paraguai (2)
  11. Uruguai Uruguai (2)
  12. Canadá Canadá (1)
  13. Suíça Suíça (1)
  14. Chile Chile (1)
  15. Espanha Espanha (1)
  16. França França (1)
  17. Inglaterra Inglaterra (1)
  18. Países Baixos Países Baixos (1)
  19. Noruega Noruega (1)