O sobrenome Elisalde é um nome que possui um significado histórico e cultural significativo em vários países do mundo. Com raízes no México, Estados Unidos, Argentina, Colômbia, Brasil, Equador, Peru, Filipinas, Chile, Canadá e Uruguai, o sobrenome Elisalde tem uma presença rica e diversificada em diferentes partes do globo. Neste artigo, nos aprofundaremos nas origens, significados e variações do sobrenome Elisalde nesses países.
Acredita-se que o sobrenome Elisalde seja originário da região basca da Espanha. O nome é derivado das palavras bascas “eli”, que significa “igreja”, e “zabal”, que significa “amplo” ou “aberto”. Isso sugere que o sobrenome Elisalde pode ter se referido originalmente a alguém que morava perto ou trabalhava em uma igreja que tinha um espaço amplo ou aberto ao seu redor. Com o tempo, o sobrenome se espalhou por várias partes do mundo através da migração e da colonização.
No México, o sobrenome Elisalde é relativamente comum, com uma taxa de incidência de 179. O nome é mais comumente encontrado nas regiões do norte do México, especialmente em estados como Nuevo Leon, Coahuila e Tamaulipas. A presença do sobrenome Elisalde no México pode ser atribuída à colonização espanhola da região no século XVI. Muitos colonos bascos que migraram para o México nessa época trouxeram consigo o sobrenome Elisalde, contribuindo para sua prevalência no país.
Nos Estados Unidos, o sobrenome Elisalde tem uma taxa de incidência de 84. O nome é mais comumente encontrado em estados com populações hispânicas significativas, como Texas, Califórnia e Arizona. Muitos imigrantes mexicanos que vieram para os Estados Unidos em busca de melhores oportunidades trouxeram consigo o sobrenome Elisalde, levando à sua presença no país hoje.
A Argentina também tem uma presença notável do sobrenome Elisalde, com uma taxa de incidência de 36. O nome é mais comumente encontrado na província de Buenos Aires, bem como em outras áreas com grandes populações de imigrantes bascos. O sobrenome Elisalde pode ter sido introduzido na Argentina pelos colonos bascos que chegaram ao país durante os séculos XIX e XX.
Na Colômbia, o sobrenome Elisalde tem uma taxa de incidência de 13. O nome é encontrado predominantemente em regiões com histórico de colonização espanhola, como Bogotá, Medellín e Cali. A presença do sobrenome Elisalde na Colômbia pode ser atribuída à chegada de colonos espanhóis que trouxeram seus sobrenomes durante o período colonial.
Apesar de ter uma taxa de incidência de apenas 11, o sobrenome Elisalde ainda pode ser encontrado no Brasil, principalmente em regiões com histórico de imigração europeia, como São Paulo e Rio de Janeiro. A presença do sobrenome Elisalde no Brasil pode estar ligada à chegada de imigrantes bascos que se estabeleceram no país no final do século XIX e início do século XX.
No Equador, o sobrenome Elisalde tem uma taxa de incidência de 8. O nome é mais comumente encontrado na província de Pichincha, bem como em outras regiões com histórico de colonização espanhola. O sobrenome Elisalde pode ter sido introduzido no Equador por colonos espanhóis que chegaram ao país durante o período colonial.
O Peru tem uma taxa de incidência relativamente baixa do sobrenome Elisalde, com apenas 7 ocorrências. O nome é mais comumente encontrado em regiões com história de colonização espanhola, como Lima e Arequipa. A presença do sobrenome Elisalde no Peru remonta à chegada de colonos espanhóis que trouxeram seus sobrenomes durante o período colonial.
Nas Filipinas, o sobrenome Elisalde tem uma taxa de incidência de 4. O nome é mais comumente encontrado em regiões com histórico de colonização espanhola, como Manila e Cebu. A presença do sobrenome Elisalde nas Filipinas pode ser atribuída ao domínio colonial espanhol que durou mais de três séculos, durante o qual muitos sobrenomes espanhóis foram introduzidos no país.
O Chile tem uma presença limitada do sobrenome Elisalde, com uma taxa de incidência de apenas 2. O nome é mais comumente encontrado em regiões com histórico de imigração europeia, como Santiago e Valparaíso. O sobrenome Elisalde pode ter sido introduzido no Chile por imigrantes europeus que se estabeleceram no país durante o final do século XIX e início do século XX.
No Canadá, o sobrenome Elisalde tem presença mínima, com taxa de incidência de 1. O nome é mais comumente encontrado em regiões com populações hispânicas significativas, como Toronto e Montreal. O sobrenome Elisalde pode ter sido introduzido no Canadá por imigrantes mexicanos que vieram parao país em busca de melhores oportunidades.
O Uruguai também tem presença limitada do sobrenome Elisalde, com taxa de incidência de 1. O nome é mais comumente encontrado em regiões com histórico de imigração europeia, como Montevidéu e Colônia. O sobrenome Elisalde pode ter sido introduzido no Uruguai por imigrantes europeus que se estabeleceram no país durante o final do século XIX e início do século XX.
A globalização é um fenômeno que fez com que os sobrenomes se espalhassem muito mais longe do país de origem, para que pudéssemos encontrar sobrenomes asiáticos na Europa ou sobrenomes americanos na Oceania. O mesmo acontece no caso de Elisalde, que, como pode ser visto, é um sobrenome orgulhosamente representado em quase todos os lugares do mundo. Da mesma forma, há países onde o número de pessoas com o sobrenome Elisalde é certamente maior do que no resto dos países.
A oportunidade de descobrir em um mapa mundial quais países têm o maior número de Elisalde do mundo é de grande ajuda. Ao nos colocarmos no mapa mundial acima de um determinado país, somos capazes de ver o número exato de pessoas que levam o sobrenome Elisalde, para que possamos obter informações precisas sobre todos os Elisalde que você pode encontrar atualmente naquele país. Tudo isso também nos ajuda a entender não apenas de onde vem o sobrenome Elisalde, mas também como as pessoas cujas origens fazem parte da família com o sobrenome Elisalde se mudaram e se mudaram. Da mesma forma, podemos ver em quais países eles se enraizaram e se desenvolveram, e é por isso que se Elisalde é nosso sobrenome, é atraente saber para quais outras partes do mundo é possível que um ancestral nosso tenha migrado uma vez.
Sobrenome Elisalde
Outros idiomas