O sobrenome "Espinha" é um sobrenome relativamente comum encontrado em vários países do mundo. Tem origem na Península Ibérica, nomeadamente em Portugal e Espanha. Acredita-se que o sobrenome tenha derivado de um nome toponímico, referindo-se a um lugar ou característica geográfica chamada "Espinha".
Em Portugal, o apelido "Espinha" é bastante comum, com 547 ocorrências registadas. É provável que o apelido esteja presente em Portugal há muitos séculos, possivelmente remontando ao período medieval. As famílias com o apelido Espinha encontram-se em várias regiões de Portugal, incluindo Lisboa, Porto e Coimbra.
No Brasil, o sobrenome "Espinha" também é relativamente comum, com 271 ocorrências registradas. A imigração portuguesa para o Brasil durante o período colonial provavelmente contribuiu para a difusão do sobrenome no país. Famílias com o sobrenome Espinha podem ser encontradas em diferentes estados do Brasil, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Em França, o apelido "Espinha" é menos comum em comparação com Portugal e Brasil, com apenas 61 ocorrências registadas. É possível que a presença do sobrenome na França se deva à migração de países de língua portuguesa, como Portugal e Brasil. Famílias com o sobrenome Espinha podem ser encontradas em cidades como Paris, Marselha e Lyon.
Em Angola o apelido “Espinha” está presente, com 36 ocorrências registadas. A presença do apelido em Angola pode ser atribuída aos laços históricos entre Portugal e Angola. Famílias com o sobrenome Espinha podem ser encontradas em cidades como Luanda, Benguela e Lubango.
Na Argentina, o sobrenome "Espinha" é menos comum, com apenas 10 ocorrências registradas. É provável que a presença do sobrenome na Argentina se deva à imigração de Portugal e do Brasil. Famílias com o sobrenome Espinha podem ser encontradas em cidades como Buenos Aires, Córdoba e Rosário.
Na África do Sul, o apelido "Espinha" é relativamente raro, com apenas 5 ocorrências registadas. A presença do sobrenome na África do Sul pode ser devida à migração de Portugal e Angola. Famílias com o sobrenome Espinha podem ser encontradas em cidades como Joanesburgo, Cidade do Cabo e Durban.
Na Escócia o apelido “Espinha” está presente, com 3 ocorrências registadas. A presença do sobrenome na Escócia pode ser devida à migração de Portugal ou através de casamentos mistos com indivíduos de ascendência portuguesa. Famílias com o sobrenome Espinha podem ser encontradas em cidades como Edimburgo, Glasgow e Aberdeen.
Nos Estados Unidos, o apelido "Espinha" é relativamente raro, com apenas 3 ocorrências registadas. É provável que a presença do sobrenome nos EUA se deva à imigração de países de língua portuguesa ou de descendentes de portugueses. Famílias com o sobrenome Espinha podem ser encontradas em cidades como Nova York, Los Angeles e Miami.
Em Espanha, o apelido "Espinha" é incomum, com apenas 2 ocorrências registadas. É possível que a presença do sobrenome na Espanha se deva à migração de Portugal ou aos laços históricos entre os dois países. Famílias com o sobrenome Espinha podem ser encontradas em cidades como Madrid, Barcelona e Valência.
Em Inglaterra, o apelido "Espinha" também é relativamente raro, registando-se apenas 2 ocorrências. A presença do sobrenome na Inglaterra pode ser devido à migração de Portugal ou através de casamentos mistos com indivíduos de ascendência portuguesa. Famílias com o sobrenome Espinha podem ser encontradas em cidades como Londres, Manchester e Birmingham.
Na Áustria o apelido "Espinha" é raro, registando-se apenas 1 incidência. A presença do apelido na Áustria pode dever-se à imigração de Portugal ou a ligações históricas entre os dois países. Famílias com o sobrenome Espinha podem ser encontradas em cidades como Viena, Salzburgo e Innsbruck.
Na Suíça, o apelido "Espinha" também é raro, registando-se apenas 1 incidência. A presença do sobrenome na Suíça pode ser devido à migração de Portugal ou através de casamentos mistos com indivíduos de ascendência portuguesa. Famílias com o sobrenome Espinha podem ser encontradas em cidades como Zurique, Genebra e Basileia.
Na Holanda o apelido "Espinha" é raro, registando-se apenas 1 incidência. A presença do sobrenome na Holanda pode ser devido à imigração de Portugalou através de laços históricos entre os dois países. Famílias com o sobrenome Espinha podem ser encontradas em cidades como Amsterdã, Rotterdam e Haia.
A globalização é um fenômeno que fez com que os sobrenomes se espalhassem muito mais longe do país de origem, para que pudéssemos encontrar sobrenomes asiáticos na Europa ou sobrenomes americanos na Oceania. O mesmo acontece no caso de Espinha, que, como pode ser visto, é um sobrenome orgulhosamente representado em quase todos os lugares do mundo. Da mesma forma, há países onde o número de pessoas com o sobrenome Espinha é certamente maior do que no resto dos países.
A oportunidade de descobrir em um mapa mundial quais países têm o maior número de Espinha do mundo é de grande ajuda. Ao nos colocarmos no mapa mundial acima de um determinado país, somos capazes de ver o número exato de pessoas que levam o sobrenome Espinha, para que possamos obter informações precisas sobre todos os Espinha que você pode encontrar atualmente naquele país. Tudo isso também nos ajuda a entender não apenas de onde vem o sobrenome Espinha, mas também como as pessoas cujas origens fazem parte da família com o sobrenome Espinha se mudaram e se mudaram. Da mesma forma, podemos ver em quais países eles se enraizaram e se desenvolveram, e é por isso que se Espinha é nosso sobrenome, é atraente saber para quais outras partes do mundo é possível que um ancestral nosso tenha migrado uma vez.
Sobrenome Espinha
Outros idiomas