Sobrenome Félix

Sobre o Sobrenome Félix

O sobrenome Félix é um sobrenome popular encontrado em vários países ao redor do mundo. Tem uma história rica e acredita-se que seja originário da América Latina. O nome Félix é derivado da palavra latina “felix”, que significa “feliz” ou “afortunado”. É um sobrenome comum em países como Angola, Portugal, Brasil, Suíça, México, Hungria, Bélgica, França e muitos outros.

Origem e Significado

O sobrenome Félix é de origem latina e é derivado da palavra latina "felix". O nome tem uma conotação positiva, simbolizando felicidade, boa sorte e fortuna. Acredita-se que tenha sido usado como nome próprio na Roma antiga e posteriormente adotado como sobrenome em vários países.

Ao longo da história, o sobrenome Félix foi transmitido de geração em geração, significando um sentimento de orgulho pela ancestralidade. O nome tem significado para quem o carrega, pois representa uma conexão com a herança e raízes familiares.

Distribuição e Frequência

O sobrenome Félix é predominante em países de todo o mundo, com graus variados de frequência. Segundo os dados, a maior incidência do apelido verifica-se em Angola, com mais de 16 mil indivíduos com o nome. Portugal e Brasil também apresentam um número significativo de indivíduos com o sobrenome Félix, com mais de 2.000 e 1.000 ocorrências, respectivamente.

Além dos países da América Latina, o sobrenome Félix também está presente em países europeus como Suíça, França, Bélgica e Espanha. Tem uma frequência moderada nessas regiões, com várias centenas de indivíduos carregando o nome.

Significado e conexão cultural

O sobrenome Félix tem um significado cultural para quem o carrega, servindo como um elo com sua herança e identidade. Representa um sentimento de pertencimento e orgulho pela ancestralidade, conectando os indivíduos à sua linhagem e legado familiar.

Em alguns países, o sobrenome Félix pode estar associado a tradições ou costumes culturais específicos. Pode ter um significado simbólico em certas comunidades, representando valores como felicidade, sorte e prosperidade.

Variantes e Derivações

Como muitos sobrenomes, o nome Félix possui diversas grafias e derivados, dependendo do país ou região. Algumas variantes comuns do sobrenome incluem Felice, Feliciano e Feliks. Essas variações podem ter significados ou origens ligeiramente diferentes, mas estão relacionadas, em última análise, à palavra latina "felix".

Indivíduos com o sobrenome Félix podem optar por utilizar diferentes grafias ou variações do nome, dependendo da preferência pessoal ou tradição familiar. Independentemente da grafia, o nome mantém seu significado e importância originais.

Conclusão

O sobrenome Félix é um sobrenome proeminente e difundido, encontrado em vários países ao redor do mundo. Com origem latina e conotações positivas, o nome tem significado para quem o carrega, representando felicidade, fortuna e conexão com sua herança. Através da sua distribuição e frequência, o apelido Félix serve como um lembrete da rica diversidade cultural e do património que existe globalmente.

O sobrenome de Félix no mundo

.

A globalização é um fenômeno que fez com que os sobrenomes se espalhassem muito mais longe do país de origem, para que pudéssemos encontrar sobrenomes asiáticos na Europa ou sobrenomes americanos na Oceania. O mesmo acontece no caso de Félix, que, como pode ser visto, é um sobrenome orgulhosamente representado em quase todos os lugares do mundo. Da mesma forma, há países onde o número de pessoas com o sobrenome Félix é certamente maior do que no resto dos países.

O mapa do sobrenome Félix

Ver mapa del apellido Félix

A oportunidade de descobrir em um mapa mundial quais países têm o maior número de Félix do mundo é de grande ajuda. Ao nos colocarmos no mapa mundial acima de um determinado país, somos capazes de ver o número exato de pessoas que levam o sobrenome Félix, para que possamos obter informações precisas sobre todos os Félix que você pode encontrar atualmente naquele país. Tudo isso também nos ajuda a entender não apenas de onde vem o sobrenome Félix, mas também como as pessoas cujas origens fazem parte da família com o sobrenome Félix se mudaram e se mudaram. Da mesma forma, podemos ver em quais países eles se enraizaram e se desenvolveram, e é por isso que se Félix é nosso sobrenome, é atraente saber para quais outras partes do mundo é possível que um ancestral nosso tenha migrado uma vez.

Países com mais Félix no mundo

  1. Angola Angola (16761)
  2. Portugal Portugal (2982)
  3. Brasil Brasil (1036)
  4. Suíça Suíça (445)
  5. México México (439)
  6. Hungria Hungria (251)
  7. Bélgica Bélgica (225)
  8. França França (141)
  9. República Dominicana República Dominicana (100)
  10. Espanha Espanha (76)
  11. Canadá Canadá (27)
  12. Porto Rico Porto Rico (18)
  13. Estados Unidos da América Estados Unidos da América (18)
  14. São Tomé e Príncipe São Tomé e Príncipe (17)
  15. Equador Equador (16)
  16. Haiti Haiti (12)
  17. Eslováquia Eslováquia (11)
  18. Moçambique Moçambique (9)
  19. Uruguai Uruguai (9)
  20. Países Baixos Países Baixos (8)
  21. Peru Peru (8)
  22. Maurícia Maurícia (7)
  23. Guatemala Guatemala (7)
  24. Colômbia Colômbia (6)
  25. Inglaterra Inglaterra (6)
  26. Argentina Argentina (5)
  27. Suécia Suécia (5)
  28. Noruega Noruega (2)
  29. Chile Chile (2)
  30. Alemanha Alemanha (2)
  31. África do Sul África do Sul (2)
  32. Irlanda Irlanda (2)
  33. Coreia do Sul Coreia do Sul (1)
  34. Madagáscar Madagáscar (1)
  35. Austrália Austrália (1)
  36. Polinésia Francesa Polinésia Francesa (1)
  37. Bolívia Bolívia (1)
  38. Paraguai Paraguai (1)
  39. Roménia Roménia (1)
  40. Costa do Marfim Costa do Marfim (1)
  41. Arábia Saudita Arábia Saudita (1)
  42. Camarões Camarões (1)
  43. Senegal Senegal (1)
  44. Costa Rica Costa Rica (1)
  45. Cuba Cuba (1)
  46. Togo Togo (1)
  47. Tunísia Tunísia (1)
  48. Venezuela Venezuela (1)
  49. Etiópia Etiópia (1)
  50. Iémen Iémen (1)
  51. Finlândia Finlândia (1)
  52. Islândia Islândia (1)