O sobrenome Filipak tem uma história rica que se estende por vários países. Acredita-se que seja originário da Polônia, onde é mais comumente encontrado. O sobrenome também remonta ao Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, Índia, Portugal, Alemanha, Canadá, Eslováquia, Austrália, República Tcheca, Espanha e França.
Na Polônia, o sobrenome Filipak é bastante prevalente, com uma incidência de 242. Acredita-se que tenha se originado do nome pessoal Filip, que é uma forma do nome Philip. O sufixo -ak é uma terminação comum para sobrenomes poloneses, muitas vezes denotando uma associação familiar ou ocupacional. Portanto, Filipak provavelmente significa “filho de Filip” ou “descendente de Filip”.
No Brasil, o sobrenome Filipak tem uma incidência de 382, sendo um dos sobrenomes mais comuns no país. Acredita-se que o sobrenome tenha sido trazido para o Brasil por imigrantes poloneses que se estabeleceram no país no final do século XIX e início do século XX. Esses imigrantes provavelmente adotaram o sobrenome Filipak para manter sua identidade cultural e laços familiares.
Nos Estados Unidos, o sobrenome Filipak tem incidência de 59. Assim como no Brasil, a presença do sobrenome Filipak nos EUA pode ser atribuída a imigrantes poloneses que vieram para o país em busca de melhores oportunidades. Muitos desses imigrantes se estabeleceram em áreas com grandes comunidades polonesas, como Chicago e Detroit, onde o sobrenome Filipak ainda pode ser encontrado hoje.
Embora menos comum, o sobrenome Filipak está presente na Inglaterra com uma incidência de 5. É provável que os indivíduos com o sobrenome Filipak na Inglaterra tenham ascendência polonesa ou sejam descendentes de imigrantes poloneses que se estabeleceram no país. O sobrenome pode ter sido anglicizado ao longo do tempo, mas ainda mantém suas origens polonesas.
Na Índia, o sobrenome Filipak tem uma incidência de 4. A presença do sobrenome na Índia pode ser atribuída a missionários, comerciantes ou colonos poloneses ou europeus que viajaram para o país nos séculos passados. Esses indivíduos podem ter adotado o sobrenome Filipak para se distinguirem da população local.
Da mesma forma, em Portugal, o apelido Filipak tem uma incidência de 4. É provável que os indivíduos com o apelido Filipak em Portugal tenham ascendência polaca ou da Europa de Leste. O apelido pode ter sido introduzido em Portugal através do comércio, imigração ou casamentos mistos com indivíduos de ascendência polaca.
Na Alemanha, o sobrenome Filipak tem incidência de 3. Assim como outros países da Europa, a Alemanha tem um histórico de migração e intercâmbio cultural, o que pode explicar a presença do sobrenome Filipak no país. Indivíduos com o sobrenome Filipak na Alemanha podem ter ascendência polonesa ou do Leste Europeu.
No Canadá, o sobrenome Filipak tem incidência 2. A presença do sobrenome no Canadá pode ser atribuída aos imigrantes poloneses que vieram para o país em busca de melhores oportunidades e um novo começo. Esses imigrantes podem ter se estabelecido em áreas com grandes comunidades polonesas, como Toronto e Vancouver.
Na Eslováquia, o sobrenome Filipak tem uma incidência de 2. O sobrenome provavelmente tem origem polonesa, já que a Eslováquia e a Polônia compartilham uma fronteira e têm uma história de intercâmbio cultural e linguístico. Indivíduos com o sobrenome Filipak na Eslováquia podem ter ascendência polonesa ou ser descendentes de imigrantes poloneses.
Na Austrália, o sobrenome Filipak tem incidência de 1. Assim como em outros países com histórico de imigração, a presença do sobrenome Filipak na Austrália pode ser atribuída a imigrantes poloneses que vieram para o país em busca de novas oportunidades. Esses imigrantes podem ter se estabelecido em cidades como Sydney ou Melbourne.
Na República Tcheca, o sobrenome Filipak tem incidência de 1. É provável que os indivíduos com o sobrenome Filipak na República Tcheca tenham ascendência polonesa ou sejam descendentes de imigrantes poloneses que se estabeleceram no país. O sobrenome pode ter sido adaptado para se adequar ao idioma tcheco, mas ainda mantém suas origens polonesas.
Na Espanha, o sobrenome Filipak tem incidência 1. A presença do sobrenome na Espanha pode ser atribuída a imigrantes poloneses que se estabeleceram no país em busca de trabalho ou outras oportunidades. Estes imigrantes podem ter-se integrado na sociedade espanhola, mas mantiveram a sua identidade polaca através do apelido.
Na França, o sobrenome Filipak tem incidência de 1. Assim como outros países da Europa, a França tem um histórico de imigração e intercâmbio cultural, o que pode explicar a presença do sobrenome Filipak no país. Indivíduos com o sobrenome Filipak emA França pode ter ascendência polonesa ou do Leste Europeu.
A globalização é um fenômeno que fez com que os sobrenomes se espalhassem muito mais longe do país de origem, para que pudéssemos encontrar sobrenomes asiáticos na Europa ou sobrenomes americanos na Oceania. O mesmo acontece no caso de Filipak, que, como pode ser visto, é um sobrenome orgulhosamente representado em quase todos os lugares do mundo. Da mesma forma, há países onde o número de pessoas com o sobrenome Filipak é certamente maior do que no resto dos países.
A oportunidade de descobrir em um mapa mundial quais países têm o maior número de Filipak do mundo é de grande ajuda. Ao nos colocarmos no mapa mundial acima de um determinado país, somos capazes de ver o número exato de pessoas que levam o sobrenome Filipak, para que possamos obter informações precisas sobre todos os Filipak que você pode encontrar atualmente naquele país. Tudo isso também nos ajuda a entender não apenas de onde vem o sobrenome Filipak, mas também como as pessoas cujas origens fazem parte da família com o sobrenome Filipak se mudaram e se mudaram. Da mesma forma, podemos ver em quais países eles se enraizaram e se desenvolveram, e é por isso que se Filipak é nosso sobrenome, é atraente saber para quais outras partes do mundo é possível que um ancestral nosso tenha migrado uma vez.
Sobrenome Filipak
Outros idiomas