O sobrenome Gasparotto é de origem italiana e deriva do primeiro nome Gasparo, que é a forma italiana do nome Caspar. Caspar, junto com Melchior e Balthazar, é um dos nomes tradicionais dos Reis Magos que visitaram o menino Jesus na história da Natividade Cristã. O nome Gasparo era popular na Itália durante a Idade Média e acabou dando origem ao sobrenome Gasparotto.
Na Itália, o sobrenome Gasparotto é relativamente comum, com uma incidência total de 3.106 indivíduos com o nome. O sobrenome é mais prevalente nas regiões de Veneto, Lombardia e Friuli-Venezia Giulia. Historicamente, essas regiões fizeram parte da República de Veneza, onde as famílias Gasparotto eram membros proeminentes da nobreza local.
Fora da Itália, o sobrenome Gasparotto é particularmente comum no Brasil, onde existem 3.351 pessoas com o nome. A imigração italiana para o Brasil no final do século 19 e início do século 20 trouxe muitas famílias Gasparotto para o país, onde se estabeleceram principalmente nos estados do sul do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Na França, existem 515 indivíduos com o sobrenome Gasparotto, concentrados principalmente nas regiões fronteiriças próximas à Itália. Na Argentina, existem 213 indivíduos com o sobrenome, refletindo a significativa população imigrante italiana no país. As famílias Gasparotto na Argentina podem ser encontradas em cidades como Buenos Aires, Rosário e Córdoba.
Nos Estados Unidos, existem 141 indivíduos com o sobrenome Gasparotto, principalmente em estados com grandes populações ítalo-americanas, como Nova York, Nova Jersey e Califórnia. No Canadá, existem 89 pessoas com o sobrenome, principalmente em cidades com comunidades italianas significativas, como Toronto e Montreal.
O sobrenome Gasparotto também está presente em vários outros países ao redor do mundo, embora em menor número. Na Bélgica, Austrália e Suíça, existem 48, 45 e 21 pessoas com o sobrenome, respectivamente. Em países como África do Sul, Venezuela e Espanha, existem populações menores de famílias Gasparotto, com 19, 17 e 16 indivíduos com o nome, respectivamente.
No Reino Unido, o sobrenome Gasparotto é menos comum, com apenas 14 pessoas carregando o nome, principalmente na Inglaterra. Outros países com populações menores de famílias Gasparotto incluem Holanda, México, Croácia, Áustria, China, Equador, Luxemburgo, Peru, Filipinas, Romênia e São Vicente e Granadinas, cada um com apenas alguns indivíduos com o sobrenome. p>
Ao longo dos séculos, o sobrenome Gasparotto se difundiu por toda parte, levado por famílias que deixaram sua marca nas comunidades e países onde se estabeleceram. Seja como membros proeminentes da sociedade, empresários de sucesso ou trabalhadores esforçados, as famílias Gasparotto contribuíram para a rica tapeçaria da história mundial. Hoje, indivíduos com o sobrenome Gasparotto podem ser encontrados em todos os cantos do mundo, carregando orgulhosamente sua herança e continuando o legado de seus ancestrais.
A globalização é um fenômeno que fez com que os sobrenomes se espalhassem muito mais longe do país de origem, para que pudéssemos encontrar sobrenomes asiáticos na Europa ou sobrenomes americanos na Oceania. O mesmo acontece no caso de Gasparotto, que, como pode ser visto, é um sobrenome orgulhosamente representado em quase todos os lugares do mundo. Da mesma forma, há países onde o número de pessoas com o sobrenome Gasparotto é certamente maior do que no resto dos países.
A oportunidade de descobrir em um mapa mundial quais países têm o maior número de Gasparotto do mundo é de grande ajuda. Ao nos colocarmos no mapa mundial acima de um determinado país, somos capazes de ver o número exato de pessoas que levam o sobrenome Gasparotto, para que possamos obter informações precisas sobre todos os Gasparotto que você pode encontrar atualmente naquele país. Tudo isso também nos ajuda a entender não apenas de onde vem o sobrenome Gasparotto, mas também como as pessoas cujas origens fazem parte da família com o sobrenome Gasparotto se mudaram e se mudaram. Da mesma forma, podemos ver em quais países eles se enraizaram e se desenvolveram, e é por isso que se Gasparotto é nosso sobrenome, é atraente saber para quais outras partes do mundo é possível que um ancestral nosso tenha migrado uma vez.
Se você olhar atentamente, neste site apresentamos tudo o que é importante para que você tenha as informações reais de quais países têm o maior número de Gasparotto em todo o mundo. Também é possível vê-los de forma muito gráfica em nosso mapa, no qual os países com maior número de pessoas com o sobrenome Gasparotto podem ser vistos pintados com um tom mais forte. Desta forma, e com um simples olhar, você pode facilmente localizar os países nos quais Gasparotto é o sobrenome mais freqüente, e em que países Gasparotto é um sobrenome incomum ou inexistente.
É comum encontrarmos sobrenomes similares a Gasparotto. Isso ocorre porque muitas vezes o sobrenome Gasparotto passou por mutações.
O fato de que, quando os primeiros sobrenomes foram formados, não existia uma grafia unificada para o sobrenome Gasparotto nos permite encontrar muitos sobrenomes similares a Gasparotto.
Nem todos os sobrenomes similares ao sobrenome Gasparotto têm relação com ele. Às vezes é possível encontrar sobrenomes parecidos com Gasparotto que têm uma origem e um significado diferentes.
Erros na hora de escrever, mudanças voluntárias por parte dos portadores, modificações por razões linguísticas... São muitas as razões pelas quais o sobrenome Gasparotto pode ter sofrido mudanças ou modificações, e dessas modificações podem ter surgido sobrenomes similares ao sobrenome Gasparotto, como podemos verificar.
Discernir se o sobrenome Gasparotto ou algum dos sobrenomes similares a Gasparotto veio primeiro nem sempre é fácil. Há muitos motivos que podem ter levado o sobrenome Gasparotto a ser escrito ou pronunciado de outra forma, dando origem a um novo sobrenome Gasparotto diferente, mas com uma raiz comum.