O sobrenome 'Gregório' tem uma história rica e pode ser rastreada até vários países diferentes ao redor do mundo. Com uma incidência total de 8.479 em Angola, 6.798 em Moçambique, 3.180 em Portugal e 2.017 no Brasil, é evidente que o apelido tem raízes profundas nestas regiões. Além disso, há incidências menores do sobrenome em países como Estados Unidos, Arábia Saudita, Filipinas e Itália.
Em Portugal e no Brasil, o sobrenome 'Gregório' é relativamente comum. Com 3.180 ocorrências em Portugal e 2.017 no Brasil, fica claro que o sobrenome está presente nesses países há muitas gerações. Em Portugal, o sobrenome provavelmente se originou do nome latino ‘Gregorius’, que significa ‘vigilante’ ou ‘vigilante’. O nome pode ter sido trazido para Portugal pelos romanos ou pelos visigodos e espalhado pelo país ao longo do tempo. No Brasil, o sobrenome provavelmente chegou ao país através da colonização portuguesa, onde se consolidou entre a população.
Em Angola e Moçambique, o apelido 'Gregório' é ainda mais prevalente, com 8.479 incidências em Angola e 6.798 em Moçambique. A presença do sobrenome nestes países remonta ao período colonial, quando Portugal governava ambos os territórios. Durante este tempo, muitos colonos e administradores portugueses trouxeram consigo os seus apelidos, incluindo 'Gregório'. Com o tempo, o apelido foi integrado nas populações locais de Angola e Moçambique, onde continua a ser comum até hoje.
Embora Portugal, Brasil, Angola e Moçambique tenham a maior incidência do sobrenome 'Gregório', ele também pode ser encontrado em vários outros países ao redor do mundo. Nos Estados Unidos, há 934 ocorrências do sobrenome, refletindo a presença de imigrantes portugueses e brasileiros no país. Da mesma forma, na Arábia Saudita, nas Filipinas e na Itália, o sobrenome também pode ser encontrado, indicando o alcance global do nome.
Outros países com menor incidência do sobrenome 'Gregório' incluem Espanha, Emirados Árabes Unidos, Canadá e Guatemala. Embora o apelido possa não ser tão comum nestes países como em Portugal ou Angola, ainda está presente entre certas populações.
No geral, o sobrenome 'Gregório' tem uma presença diversificada e generalizada em todo o mundo, com raízes em Portugal, Brasil, Angola, Moçambique e outros lugares. Seja como resquício da colonização portuguesa ou como nome transmitido de geração em geração, 'Gregório' é um sobrenome com uma história fascinante e significado global.
A globalização é um fenômeno que fez com que os sobrenomes se espalhassem muito mais longe do país de origem, para que pudéssemos encontrar sobrenomes asiáticos na Europa ou sobrenomes americanos na Oceania. O mesmo acontece no caso de Gregório, que, como pode ser visto, é um sobrenome orgulhosamente representado em quase todos os lugares do mundo. Da mesma forma, há países onde o número de pessoas com o sobrenome Gregório é certamente maior do que no resto dos países.
A oportunidade de descobrir em um mapa mundial quais países têm o maior número de Gregório do mundo é de grande ajuda. Ao nos colocarmos no mapa mundial acima de um determinado país, somos capazes de ver o número exato de pessoas que levam o sobrenome Gregório, para que possamos obter informações precisas sobre todos os Gregório que você pode encontrar atualmente naquele país. Tudo isso também nos ajuda a entender não apenas de onde vem o sobrenome Gregório, mas também como as pessoas cujas origens fazem parte da família com o sobrenome Gregório se mudaram e se mudaram. Da mesma forma, podemos ver em quais países eles se enraizaram e se desenvolveram, e é por isso que se Gregório é nosso sobrenome, é atraente saber para quais outras partes do mundo é possível que um ancestral nosso tenha migrado uma vez.
Sobrenome Gregório
Outros idiomas