Sobrenome Korolenko

Introdução

O sobrenome Korolenko é um nome único e fascinante que tem origem na Europa Oriental. Com uma história rica e ampla distribuição, esse sobrenome intriga genealogistas e historiadores há séculos. Neste artigo, iremos nos aprofundar nas origens, significado e significado do sobrenome Korolenko, bem como explorar sua prevalência em diferentes países ao redor do mundo.

Origem do Nome Korolenko

O sobrenome Korolenko é de origem ucraniana, derivado do nome pessoal Korol, que significa "rei" em ucraniano e russo. O sufixo -enko é um sufixo diminutivo comum nas línguas eslavas, indicando "descendente de" ou "filho de". Portanto, Korolenko traduz aproximadamente como “filho do rei” ou “descendente do rei”.

O uso de nomes pessoais como sobrenomes era comum na Europa Oriental, onde os sobrenomes eram frequentemente baseados no primeiro nome ou na profissão de uma pessoa. No caso de Korolenko, provavelmente se originou como um sobrenome patronímico, indicando descendência de um ancestral chamado Korol.

Significância histórica

O sobrenome Korolenko tem uma história longa e célebre, com registros que remontam a séculos na Europa Oriental. Um dos mais famosos portadores do sobrenome foi o escritor e ativista político ucraniano Vladimir Korolenko (1853-1921). Conhecido pelas suas obras literárias e ativismo social, Korolenko desempenhou um papel significativo no cenário cultural e político da Ucrânia e da Rússia.

Ao longo da história, o sobrenome Korolenko tem sido associado à realeza, nobreza e liderança. É um nome que transmite força, poder e autoridade, refletindo o significado histórico do nome pessoal Korol, que significa “rei”. Como tal, aqueles que levam o sobrenome Korolenko podem ter uma linhagem orgulhosa e nobre.

Distribuição Global

Rússia

O sobrenome Korolenko é mais prevalente na Rússia, com uma incidência total de 5.794 de acordo com os dados disponíveis. Isto não é nenhuma surpresa, dada a origem ucraniana do sobrenome e os laços históricos entre a Ucrânia e a Rússia.

Ucrânia

Não é novidade que a Ucrânia também tem um número significativo de indivíduos com o sobrenome Korolenko, com uma incidência de 4.539. Isso demonstra a forte presença do sobrenome em seu país de origem.

Bielorrússia

A Bielorrússia tem uma população menor, mas ainda notável, de indivíduos com o sobrenome Korolenko, com uma incidência de 1.341. Isso destaca a disseminação do sobrenome nos países do Leste Europeu.

Cazaquistão

No Cazaquistão, o sobrenome Korolenko tem uma presença modesta, com uma incidência de 286. Isso indica a migração e dispersão de indivíduos com o sobrenome para diferentes regiões.

Estados Unidos

Apesar de ser mais comumente encontrado na Europa Oriental, o sobrenome Korolenko também está presente nos Estados Unidos, com uma incidência de 115. Isso reflete a natureza global da migração e as diversas origens dos sobrenomes nos EUA.

Outros países

Além dos países mencionados acima, o sobrenome Korolenko também pode ser encontrado em países como Moldávia, Letônia, Quirguistão, Israel, Turcomenistão e Uzbequistão, entre outros. Embora menos comum em alguns países, o sobrenome mantém presença em várias partes do mundo.

Conclusão

O sobrenome Korolenko é um nome único e historicamente significativo que tem raízes na Europa Oriental. Com forte presença em países como Rússia e Ucrânia, esse sobrenome continua sendo transmitido de geração em geração, preservando o legado de quem o porta. Como símbolo de nobreza, liderança e herança, o sobrenome Korolenko carrega consigo uma rica história e um significado cultural que ressoa através de fronteiras e gerações.

O sobrenome de Korolenko no mundo

.

A globalização é um fenômeno que fez com que os sobrenomes se espalhassem muito mais longe do país de origem, para que pudéssemos encontrar sobrenomes asiáticos na Europa ou sobrenomes americanos na Oceania. O mesmo acontece no caso de Korolenko, que, como pode ser visto, é um sobrenome orgulhosamente representado em quase todos os lugares do mundo. Da mesma forma, há países onde o número de pessoas com o sobrenome Korolenko é certamente maior do que no resto dos países.

O mapa do sobrenome Korolenko

Ver mapa del apellido Korolenko

A oportunidade de descobrir em um mapa mundial quais países têm o maior número de Korolenko do mundo é de grande ajuda. Ao nos colocarmos no mapa mundial acima de um determinado país, somos capazes de ver o número exato de pessoas que levam o sobrenome Korolenko, para que possamos obter informações precisas sobre todos os Korolenko que você pode encontrar atualmente naquele país. Tudo isso também nos ajuda a entender não apenas de onde vem o sobrenome Korolenko, mas também como as pessoas cujas origens fazem parte da família com o sobrenome Korolenko se mudaram e se mudaram. Da mesma forma, podemos ver em quais países eles se enraizaram e se desenvolveram, e é por isso que se Korolenko é nosso sobrenome, é atraente saber para quais outras partes do mundo é possível que um ancestral nosso tenha migrado uma vez.

Países com mais Korolenko no mundo

  1. Rússia Rússia (5794)
  2. Ucrânia Ucrânia (4539)
  3. Bielorrússia Bielorrússia (1341)
  4. Cazaquistão Cazaquistão (286)
  5. Estados Unidos da América Estados Unidos da América (115)
  6. Moldávia Moldávia (92)
  7. Letónia Letónia (70)
  8. Quirguizistão Quirguizistão (53)
  9. Israel Israel (51)
  10. Turquemenistão Turquemenistão (37)
  11. Uzbequistão Uzbequistão (27)
  12. Canadá Canadá (20)
  13. Estónia Estónia (19)
  14. Azerbaijão Azerbaijão (17)
  15. Alemanha Alemanha (16)
  16. Transnístria Transnístria (15)
  17. Geórgia Geórgia (5)
  18. Portugal Portugal (4)
  19. Suécia Suécia (4)
  20. Tajiquistão Tajiquistão (4)
  21. Finlândia Finlândia (4)
  22. Inglaterra Inglaterra (4)
  23. República Checa República Checa (3)
  24. Noruega Noruega (2)
  25. Bélgica Bélgica (2)
  26. Tailândia Tailândia (2)
  27. Grécia Grécia (2)
  28. Lituânia Lituânia (2)
  29. Polónia Polónia (1)
  30. Sérvia Sérvia (1)
  31. Emirados Árabes Unidos Emirados Árabes Unidos (1)
  32. Brasil Brasil (1)
  33. Turquia Turquia (1)
  34. Suíça Suíça (1)
  35. Chile Chile (1)
  36. República Dominicana República Dominicana (1)
  37. Espanha Espanha (1)
  38. França França (1)
  39. Escócia Escócia (1)
  40. Itália Itália (1)
  41. Kuwait Kuwait (1)