O sobrenome Lagner é de origem eslava, especificamente polonês. É derivado do nome pessoal “Lawrence”, que vem do latim Laurentius, que significa “homem de Laurentum”. O nome foi popularizado por São Lourenço, um mártir cristão da Roma Antiga. O sobrenome Lagner provavelmente se originou como patronímico, que significa "filho de Lawrence".
Na Polónia, o apelido Lagner é relativamente comum, com uma incidência de 129. Isto sugere que o nome tem uma longa história no país e ainda hoje prevalece. Os sobrenomes poloneses geralmente têm origem geográfica ou profissional, então é possível que o sobrenome Lagner esteja originalmente vinculado a um local ou profissão específica na Polônia.
Nos Estados Unidos, o sobrenome Lagner tem uma incidência moderada de 64. Isso indica que o nome foi trazido para os EUA através da imigração e foi adotado por famílias americanas. O influxo de imigrantes poloneses para os EUA no final do século 19 e início do século 20 provavelmente contribuiu para a propagação do sobrenome Lagner na América.
No Brasil, o sobrenome Lagner tem incidência de 48. Isso sugere que o nome está presente no país há um tempo significativo e pode ter sido trazido por colonos ou imigrantes europeus. Os sobrenomes brasileiros costumam ter origem portuguesa, espanhola ou italiana, portanto a presença do sobrenome Lagner aponta para uma possível influência eslava no Brasil.
Com incidência de 46, o sobrenome Lagner também é encontrado na Alemanha. Os sobrenomes alemães geralmente têm origens ocupacionais ou descritivas, portanto o sobrenome Lagner pode ter derivado de uma profissão ou característica de um dos primeiros portadores. A presença do sobrenome na Alemanha sugere que ele foi adotado por famílias alemãs e provavelmente terá uma longa história no país.
No Chile, o sobrenome Lagner tem incidência de 25. Isso indica que o nome está presente no país, embora possa não ser tão difundido como em outros países. Os sobrenomes chilenos costumam ter origem espanhola ou indígena, portanto a presença do sobrenome Lagner sugere uma possível influência europeia na sociedade chilena.
Com incidência de 19, o sobrenome Lagner também é encontrado na República Tcheca. Os sobrenomes tchecos geralmente têm origens patronímicas, ocupacionais ou geográficas; portanto, o sobrenome Lagner pode ter sido vinculado a um indivíduo ou local específico do país. A presença do sobrenome na República Tcheca sugere que ele foi adotado por famílias tchecas e tem história no país.
No México, o sobrenome Lagner tem uma incidência menor de 11. Isso sugere que o nome pode não ser tão comum no México como em outros países, mas ainda está presente no país. Os sobrenomes mexicanos costumam ter origem espanhola, portanto a presença do sobrenome Lagner aponta para uma possível influência europeia na sociedade mexicana.
Com incidência de 10, o sobrenome Lagner também é encontrado na Rússia. Os sobrenomes russos geralmente têm origens patronímicas, ocupacionais ou descritivas, portanto, o sobrenome Lagner pode ter sido vinculado a um indivíduo ou característica específica. A presença do sobrenome na Rússia sugere que ele foi adotado por famílias russas e tem história no país.
Além dos países mencionados acima, o sobrenome Lagner também está presente em vários outros países, incluindo França, Argentina, Áustria, Inglaterra (Reino Unido), Índia, Itália, Holanda, Paraguai e Suécia. Embora a incidência do sobrenome seja baixa nesses países (variando de 1 a 9), sua presença indica que o nome se espalhou para além de suas origens polonesas e foi adotado por famílias em várias partes do mundo.
No geral, o sobrenome Lagner tem uma presença global diversificada, com populações significativas na Polônia, nos Estados Unidos, no Brasil, na Alemanha e no Chile, bem como populações menores em outros países. O nome provavelmente se originou como um patronímico derivado do nome pessoal "Lawrence" e foi transmitido de geração em geração, levando à sua ampla adoção por famílias em diferentes partes do mundo.
A globalização é um fenômeno que fez com que os sobrenomes se espalhassem muito mais longe do país de origem, para que pudéssemos encontrar sobrenomes asiáticos na Europa ou sobrenomes americanos na Oceania. O mesmo acontece no caso de Lagner, que, como pode ser visto, é um sobrenome orgulhosamente representado em quase todos os lugares do mundo. Da mesma forma, há países onde o número de pessoas com o sobrenome Lagner é certamente maior do que no resto dos países.
A oportunidade de descobrir em um mapa mundial quais países têm o maior número de Lagner do mundo é de grande ajuda. Ao nos colocarmos no mapa mundial acima de um determinado país, somos capazes de ver o número exato de pessoas que levam o sobrenome Lagner, para que possamos obter informações precisas sobre todos os Lagner que você pode encontrar atualmente naquele país. Tudo isso também nos ajuda a entender não apenas de onde vem o sobrenome Lagner, mas também como as pessoas cujas origens fazem parte da família com o sobrenome Lagner se mudaram e se mudaram. Da mesma forma, podemos ver em quais países eles se enraizaram e se desenvolveram, e é por isso que se Lagner é nosso sobrenome, é atraente saber para quais outras partes do mundo é possível que um ancestral nosso tenha migrado uma vez.
Sobrenome Lagner
Outros idiomas