O sobrenome Manoel é um sobrenome comum encontrado em vários países do mundo. Acredita-se que tenha origem no nome pessoal Manuel, que tem raízes no latim. O nome Manuel é uma variante do nome Emmanuel, que significa “Deus está conosco” em hebraico. Acredita-se, portanto, que o sobrenome Manoel tenha derivado de indivíduos que receberam o nome pessoal Manuel ou uma variação dele.
No Brasil, o sobrenome Manoel é bastante prevalente, com incidência de 15.392 indivíduos com este sobrenome. O Brasil possui uma rica história cultural influenciada pela colonização portuguesa, o que explica a prevalência de sobrenomes portugueses no país. O sobrenome Manoel provavelmente chegou ao Brasil através de colonos portugueses e imigrantes que trouxeram seus sobrenomes consigo.
Em Portugal, a incidência do apelido Manoel é muito menor, existindo apenas 396 indivíduos com este apelido. Isto não é surpreendente, tendo em conta que Portugal é o provável país de origem do apelido. O sobrenome Manoel pode ter origem em Portugal e posteriormente se espalhar para outros países através da migração e colonização.
No Haiti, o sobrenome Manoel é relativamente raro, com incidência de 86 indivíduos com este sobrenome. O Haiti possui uma herança cultural única influenciada pela colonização francesa e pelas tradições africanas, o que pode explicar a menor incidência de sobrenomes portugueses como Manoel no país. É possível que pessoas com o sobrenome Manoel no Haiti tenham raízes em Portugal ou em outros países onde o sobrenome é mais comum.
Na França, o sobrenome Manoel tem incidência de 68 indivíduos. A França tem uma população diversificada, com pessoas de diversas origens étnicas e sobrenomes. A presença do sobrenome Manoel na França pode ser atribuída a indivíduos de ascendência portuguesa ou brasileira que migraram para o país por diversos motivos.
Na Austrália, o sobrenome Manoel é menos comum, com incidência de 47 indivíduos. A Austrália é um país conhecido por sua população multicultural, com pessoas de diversas origens étnicas e sobrenomes. A presença do sobrenome Manoel na Austrália pode ser devida a imigrantes portugueses ou brasileiros que se estabeleceram no país ao longo dos anos.
Nos Estados Unidos, o sobrenome Manoel tem incidência de 41 indivíduos. Os Estados Unidos são um caldeirão de culturas e etnias, com pessoas de todo o mundo fazendo dele o seu lar. A presença do sobrenome Manoel nos EUA pode ser atribuída a indivíduos de ascendência portuguesa ou brasileira que imigraram para o país e transmitiram o sobrenome às gerações futuras.
Além dos países mencionados acima, o sobrenome Manoel também pode ser encontrado em países como Guiana, Uganda, Inglaterra, Namíbia, Filipinas, Angola, República Democrática do Congo, Espanha, Indonésia, Lituânia, Israel, Índia, África do Sul, Emirados Árabes Unidos, Argentina, Bélgica, Burkina Faso, Canadá, Suíça, Irlanda, Japão, Madagáscar, México e Suécia. Embora a incidência do sobrenome possa ser baixa em alguns desses países, é uma prova da natureza generalizada dos sobrenomes e de sua capacidade de atravessar fronteiras e culturas.
No geral, o sobrenome Manoel tem uma história rica e diversificada, com suas origens provavelmente enraizadas em Portugal e na difusão da cultura e do povo português em várias partes do mundo. Seja no Brasil, em Portugal, no Haiti, na França, na Austrália, nos Estados Unidos ou em outros lugares, o sobrenome Manoel serve como um lembrete da interconexão das pessoas e das maneiras pelas quais os nomes podem transcender o tempo e a geografia.
A globalização é um fenômeno que fez com que os sobrenomes se espalhassem muito mais longe do país de origem, para que pudéssemos encontrar sobrenomes asiáticos na Europa ou sobrenomes americanos na Oceania. O mesmo acontece no caso de Manoel, que, como pode ser visto, é um sobrenome orgulhosamente representado em quase todos os lugares do mundo. Da mesma forma, há países onde o número de pessoas com o sobrenome Manoel é certamente maior do que no resto dos países.
A oportunidade de descobrir em um mapa mundial quais países têm o maior número de Manoel do mundo é de grande ajuda. Ao nos colocarmos no mapa mundial acima de um determinado país, somos capazes de ver o número exato de pessoas que levam o sobrenome Manoel, para que possamos obter informações precisas sobre todos os Manoel que você pode encontrar atualmente naquele país. Tudo isso também nos ajuda a entender não apenas de onde vem o sobrenome Manoel, mas também como as pessoas cujas origens fazem parte da família com o sobrenome Manoel se mudaram e se mudaram. Da mesma forma, podemos ver em quais países eles se enraizaram e se desenvolveram, e é por isso que se Manoel é nosso sobrenome, é atraente saber para quais outras partes do mundo é possível que um ancestral nosso tenha migrado uma vez.
Sobrenome Manoel
Outros idiomas