Sobrenome Pequeno

A História do Sobrenome Pequeno

O sobrenome Pequeno tem uma longa e rica história, com raízes em diversos países do mundo. Acredita-se que tenha origem no Brasil, pois tem a maior incidência lá com 9.496 ocorrências. Porém, o sobrenome também pode ser encontrado em países como Angola, Estados Unidos, Portugal, São Tomé e Príncipe, entre outros. Vamos explorar a história e o significado do sobrenome Pequeno em cada um desses países.

Brasil

No Brasil o sobrenome Pequeno é bastante comum, com alta incidência de 9.496 ocorrências. Acredita-se que tenha se originado na região Norte do Brasil, onde o nome provavelmente foi dado a famílias de menor estatura ou que viviam em comunidades menores. Com o tempo, o sobrenome se espalhou por todo o país e hoje é encontrado em diversas regiões.

Angola

Com 5.324 ocorrências, o sobrenome Pequeno também prevalece em Angola. Pensa-se que tenha sido trazido para o país durante o período colonial, quando os colonos portugueses migraram para Angola. O nome provavelmente ficou entre as populações locais, levando ao seu uso generalizado no país hoje.

Estados Unidos

Nos Estados Unidos, o sobrenome Pequeno tem menor incidência em relação ao Brasil e Angola, com 1524 ocorrências. Acredita-se que o nome tenha sido trazido para os EUA por imigrantes portugueses que vieram ao país em busca de uma nova vida. O sobrenome pode ter sido anglicizado ou encurtado ao longo do tempo, mas suas origens ainda podem ser rastreadas até o nome original em português.

Portugal

Com 585 ocorrências, o sobrenome Pequeno também é encontrado em seu país de origem, Portugal. Pensa-se que tenha origem nas regiões centrais de Portugal, onde as famílias com o nome podem ter sido conhecidas pela sua menor estatura ou por viverem em aldeias mais pequenas. Desde então, o nome se espalhou por todo o país e ainda é usado hoje.

São Tomé e Príncipe

Em São Tomé e Príncipe, o sobrenome Pequeno tem menor incidência com 121 ocorrências. O nome provavelmente chegou às ilhas durante o período colonial, quando os colonos portugueses ali estabeleceram comunidades. O sobrenome pode ter sido adotado pelas populações locais, levando ao seu uso no país.

Outros países

Embora o sobrenome Pequeno seja mais prevalente no Brasil, Angola, Estados Unidos, Portugal e São Tomé e Príncipe, ele também pode ser encontrado em vários outros países ao redor do mundo. Alguns desses países incluem França, África do Sul, Venezuela, Canadá, México e outros, com incidências variadas do sobrenome.

No geral, o sobrenome Pequeno tem uma história diversificada e célebre, com raízes em vários países e regiões. É um nome que provavelmente foi transmitido de geração em geração, carregando consigo o legado das famílias que o carregam. Seja no Brasil, em Angola, nos Estados Unidos, em Portugal ou em qualquer outro lugar, o sobrenome Pequeno continua a ser um testemunho da rica tapeçaria da história humana e da migração.

O sobrenome de Pequeno no mundo

.

A globalização é um fenômeno que fez com que os sobrenomes se espalhassem muito mais longe do país de origem, para que pudéssemos encontrar sobrenomes asiáticos na Europa ou sobrenomes americanos na Oceania. O mesmo acontece no caso de Pequeno, que, como pode ser visto, é um sobrenome orgulhosamente representado em quase todos os lugares do mundo. Da mesma forma, há países onde o número de pessoas com o sobrenome Pequeno é certamente maior do que no resto dos países.

O mapa do sobrenome Pequeno

Ver mapa del apellido Pequeno

A oportunidade de descobrir em um mapa mundial quais países têm o maior número de Pequeno do mundo é de grande ajuda. Ao nos colocarmos no mapa mundial acima de um determinado país, somos capazes de ver o número exato de pessoas que levam o sobrenome Pequeno, para que possamos obter informações precisas sobre todos os Pequeno que você pode encontrar atualmente naquele país. Tudo isso também nos ajuda a entender não apenas de onde vem o sobrenome Pequeno, mas também como as pessoas cujas origens fazem parte da família com o sobrenome Pequeno se mudaram e se mudaram. Da mesma forma, podemos ver em quais países eles se enraizaram e se desenvolveram, e é por isso que se Pequeno é nosso sobrenome, é atraente saber para quais outras partes do mundo é possível que um ancestral nosso tenha migrado uma vez.

Países com mais Pequeno no mundo

  1. Brasil Brasil (9496)
  2. Angola Angola (5324)
  3. Estados Unidos da América Estados Unidos da América (1524)
  4. Portugal Portugal (585)
  5. São Tomé e Príncipe São Tomé e Príncipe (121)
  6. França França (54)
  7. África do Sul África do Sul (24)
  8. Venezuela Venezuela (16)
  9. Canadá Canadá (14)
  10. México México (9)
  11. Inglaterra Inglaterra (8)
  12. Uruguai Uruguai (7)
  13. Filipinas Filipinas (6)
  14. Moçambique Moçambique (4)
  15. Noruega Noruega (4)
  16. Argentina Argentina (3)
  17. Países Baixos Países Baixos (3)
  18. Rússia Rússia (3)
  19. República do Congo República do Congo (2)
  20. Suíça Suíça (2)
  21. Cabo Verde Cabo Verde (2)
  22. Espanha Espanha (2)
  23. Malásia Malásia (2)
  24. Tailândia Tailândia (1)
  25. Tunísia Tunísia (1)
  26. Bielorrússia Bielorrússia (1)
  27. Chile Chile (1)
  28. República Dominicana República Dominicana (1)
  29. Argélia Argélia (1)
  30. Equador Equador (1)
  31. Finlândia Finlândia (1)
  32. Índia Índia (1)
  33. Itália Itália (1)
  34. Peru Peru (1)