Sobrenome Piña

As origens do sobrenome Piña

Um dos aspectos mais interessantes de estudar sobrenomes é descobrir suas origens e entender como eles evoluíram ao longo do tempo. O sobrenome Piña não foge à regra, com uma rica história que se estende por vários países e culturas. Vamos nos aprofundar nas origens do sobrenome Piña e explorar seu significado em diferentes partes do mundo.

Espanha: uma origem comum

Na Espanha, o sobrenome Piña é bastante comum, com uma incidência de 6.096 segundo os dados disponíveis. O sobrenome é de origem espanhola e deriva da palavra espanhola "piña", que significa pinha. Acredita-se que o sobrenome Piña foi originalmente usado para descrever indivíduos que viviam perto de pinheiros ou trabalhavam na indústria do pinheiro. Com o tempo, o sobrenome tornou-se hereditário e foi transmitido de geração em geração.

Muitos indivíduos com o sobrenome Piña na Espanha podem traçar sua ascendência até regiões com uma população significativa de pinheiros, como Catalunha, Andaluzia e País Basco. O sobrenome tem forte presença na cultura espanhola e se tornou um símbolo de resiliência e força.

América Latina: uma representação diversificada

Em toda a América Latina, o sobrenome Piña também tem importância, com incidências variadas em diferentes países. Na Venezuela, o sobrenome tem incidência de 48.105, sendo um dos sobrenomes mais prevalentes no país. Da mesma forma, em países como Chile (8.389), República Dominicana (8.317) e Cuba (6.425), o sobrenome Piña está bem representado.

Em países como México (1604), Argentina (1421) e Colômbia (4679), o sobrenome Piña é menos comum, mas ainda mantém um significado cultural. É interessante notar que o sobrenome apresenta variações diferentes em diferentes países, como "Pena" no México e "Pineiro" na Argentina.

Estados Unidos e Filipinas: uma presença global

Embora o sobrenome Piña seja mais comumente encontrado em países de língua espanhola, ele também está presente em países como os Estados Unidos (132) e as Filipinas (113). Nos Estados Unidos, os indivíduos com o sobrenome Piña são frequentemente descendentes de imigrantes espanhóis ou latino-americanos que se estabeleceram no país.

Nas Filipinas, acredita-se que o sobrenome Piña tenha sido introduzido pelos colonizadores espanhóis durante o período colonial. Desde então, o sobrenome foi adotado por famílias filipinas e tornou-se parte da diversificada paisagem cultural do país.

Outros países: uma presença de nicho

Embora o sobrenome Piña seja mais prevalente em países com herança espanhola, ele também tem uma presença de nicho em países como Holanda (11), Brasil (9) e Alemanha (4). Nestes países, os indivíduos com o sobrenome Piña são frequentemente descendentes de imigrantes espanhóis ou latino-americanos que se integraram à cultura local.

No geral, o sobrenome Piña tem uma representação diversificada em diferentes países e culturas, cada um com sua história e significado únicos. Seja na Espanha, na América Latina, nos Estados Unidos ou em outros lugares, o sobrenome Piña continua a ser um símbolo de herança e identidade para indivíduos em todo o mundo.

O sobrenome de Piña no mundo

.

A globalização é um fenômeno que fez com que os sobrenomes se espalhassem muito mais longe do país de origem, para que pudéssemos encontrar sobrenomes asiáticos na Europa ou sobrenomes americanos na Oceania. O mesmo acontece no caso de Piña, que, como pode ser visto, é um sobrenome orgulhosamente representado em quase todos os lugares do mundo. Da mesma forma, há países onde o número de pessoas com o sobrenome Piña é certamente maior do que no resto dos países.

O mapa do sobrenome Piña

Ver mapa del apellido Piña

A oportunidade de descobrir em um mapa mundial quais países têm o maior número de Piña do mundo é de grande ajuda. Ao nos colocarmos no mapa mundial acima de um determinado país, somos capazes de ver o número exato de pessoas que levam o sobrenome Piña, para que possamos obter informações precisas sobre todos os Piña que você pode encontrar atualmente naquele país. Tudo isso também nos ajuda a entender não apenas de onde vem o sobrenome Piña, mas também como as pessoas cujas origens fazem parte da família com o sobrenome Piña se mudaram e se mudaram. Da mesma forma, podemos ver em quais países eles se enraizaram e se desenvolveram, e é por isso que se Piña é nosso sobrenome, é atraente saber para quais outras partes do mundo é possível que um ancestral nosso tenha migrado uma vez.

Países com mais Piña no mundo

  1. Venezuela Venezuela (48105)
  2. Chile Chile (8389)
  3. República Dominicana República Dominicana (8317)
  4. Cuba Cuba (6425)
  5. Espanha Espanha (6096)
  6. Peru Peru (5433)
  7. Colômbia Colômbia (4679)
  8. México México (1604)
  9. Argentina Argentina (1421)
  10. Costa Rica Costa Rica (848)
  11. Estados Unidos da América Estados Unidos da América (132)
  12. Porto Rico Porto Rico (131)
  13. Filipinas Filipinas (113)
  14. Guatemala Guatemala (70)
  15. Uruguai Uruguai (18)
  16. Nicarágua Nicarágua (18)
  17. Panamá Panamá (13)
  18. Países Baixos Países Baixos (11)
  19. Aruba Aruba (9)
  20. Brasil Brasil (9)
  21. Noruega Noruega (4)
  22. Alemanha Alemanha (4)
  23. Inglaterra Inglaterra (4)
  24. Canadá Canadá (3)
  25. França França (3)
  26. Suíça Suíça (2)
  27. Itália Itália (2)
  28. Nova Zelândia Nova Zelândia (1)
  29. Áustria Áustria (1)
  30. Polónia Polónia (1)
  31. Bélgica Bélgica (1)
  32. Portugal Portugal (1)
  33. Bolívia Bolívia (1)
  34. Suécia Suécia (1)
  35. Equador Equador (1)
  36. Finlândia Finlândia (1)
  37. Escócia Escócia (1)
  38. Guiné Equatorial Guiné Equatorial (1)
  39. Honduras Honduras (1)
  40. Mónaco Mónaco (1)