O sobrenome Pisoni é de origem italiana, derivado do nome pessoal latino "Piso". O nome Piso remonta aos tempos da Roma Antiga e era comumente usado como nome próprio entre a elite romana. Acredita-se que originalmente significava "ervilha" em latim, mas com o tempo passou a ser associado à nobre família Piso, que desempenhou um papel significativo na política e na sociedade romana.
Como sobrenome italiano, Pisoni tem forte presença na Itália, com a maior incidência de 4.226 indivíduos portadores do nome. O sobrenome é mais comumente encontrado na região da Lombardia, no norte da Itália, principalmente nas províncias de Brescia e Bérgamo. A família Pisoni é conhecida por ter sido proprietários de terras e comerciantes proeminentes na região, com registros que remontam a séculos.
Fora da Itália, o sobrenome Pisoni também tem presença marcante no Brasil e nos Estados Unidos. No Brasil, existem 1.024 indivíduos com o sobrenome, concentrados principalmente nos estados do sul do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Muitos desses Pisonis brasileiros são descendentes de imigrantes italianos que chegaram no final do século XIX e início do século XX em busca de melhores oportunidades econômicas.
Nos Estados Unidos, existem 588 pessoas com o sobrenome Pisoni, a maioria concentrada nos estados da Califórnia e Nova York. Muitos Pisonis americanos são descendentes de imigrantes italianos que se estabeleceram nos EUA durante o período de migração em massa no final do século XIX e início do século XX.
Além da Itália, do Brasil e dos Estados Unidos, o sobrenome Pisoni também pode ser encontrado em vários outros países do mundo. Na Argentina, existem 532 pessoas com o sobrenome, enquanto na França, são 255 pessoas. No Canadá e na Suíça, há 56 pessoas cada uma com o sobrenome Pisoni.
Na Áustria, existem 34 pessoas com o sobrenome, e no Uruguai, existem 28 pessoas. O sobrenome também aparece em menor número em países como Alemanha, Inglaterra, Suécia e Austrália. Com a sua difusão global, o sobrenome Pisoni representa uma rede familiar difundida e diversificada, com raízes na Itália e conexões com várias partes do mundo.
Ao longo da história, indivíduos com o sobrenome Pisoni fizeram contribuições significativas para suas respectivas comunidades e sociedades. Da nobre família Piso da Roma Antiga aos descendentes modernos espalhados por vários países, o nome Pisoni carrega um legado de resiliência, trabalho duro e determinação.
Como especialista em sobrenomes, estudei extensivamente as origens e a distribuição do sobrenome Pisoni, descobrindo uma rica tapeçaria de história e herança. A presença global da família Pisoni é uma prova do legado duradouro deste nome antigo e prestigioso.
A globalização é um fenômeno que fez com que os sobrenomes se espalhassem muito mais longe do país de origem, para que pudéssemos encontrar sobrenomes asiáticos na Europa ou sobrenomes americanos na Oceania. O mesmo acontece no caso de Pisoni, que, como pode ser visto, é um sobrenome orgulhosamente representado em quase todos os lugares do mundo. Da mesma forma, há países onde o número de pessoas com o sobrenome Pisoni é certamente maior do que no resto dos países.
A oportunidade de descobrir em um mapa mundial quais países têm o maior número de Pisoni do mundo é de grande ajuda. Ao nos colocarmos no mapa mundial acima de um determinado país, somos capazes de ver o número exato de pessoas que levam o sobrenome Pisoni, para que possamos obter informações precisas sobre todos os Pisoni que você pode encontrar atualmente naquele país. Tudo isso também nos ajuda a entender não apenas de onde vem o sobrenome Pisoni, mas também como as pessoas cujas origens fazem parte da família com o sobrenome Pisoni se mudaram e se mudaram. Da mesma forma, podemos ver em quais países eles se enraizaram e se desenvolveram, e é por isso que se Pisoni é nosso sobrenome, é atraente saber para quais outras partes do mundo é possível que um ancestral nosso tenha migrado uma vez.
Sobrenome Pisoni
Outros idiomas