Sobrenome Queirós

A Origem do Sobrenome Queirós

O sobrenome Queirós tem uma história rica que remonta a séculos. Acredita-se que tenha origem em Portugal, sendo os primeiros registos do nome encontrados neste país. O significado exato do sobrenome não é totalmente claro, mas acredita-se que seja de origem local, referindo-se a indivíduos que vieram de um lugar chamado Queirós.

Origens Portuguesas

Portugal tem a maior incidência do apelido Queirós, com mais de 9.000 indivíduos com este nome no país. Isto sugere que o apelido tem raízes profundas na história e cultura portuguesas. A região de Queirós em Portugal é provavelmente a casa ancestral dos primeiros portadores deste apelido, e o nome foi transmitido de geração em geração.

Espalhar para outros países

Embora o sobrenome Queirós seja mais comumente encontrado em Portugal, ele também se espalhou para outros países ao redor do mundo. Angola tem um número significativo de indivíduos com este apelido, indicando que o colonialismo português desempenhou um papel na sua disseminação. Brasil, França e Estados Unidos também têm populações notáveis ​​de indivíduos Queirós, sugerindo que a migração e a globalização contribuíram para a prevalência do sobrenome fora de Portugal.

Popularidade e variações

Apesar de ser um sobrenome relativamente raro, Queirós apresenta variações na ortografia e na pronúncia entre diferentes países. No Brasil, por exemplo, o sobrenome pode ser escrito como Queiroz, enquanto na Espanha pode ser escrito como Queiró. Essas variações refletem a influência dos idiomas e dialetos locais no sobrenome, bem como os padrões de migração dos indivíduos que levam o nome.

Diferenças Regionais

Dependendo do país de origem, o sobrenome Queirós pode ser mais ou menos comum. Em países como Portugal e Angola, o apelido é relativamente prevalente, enquanto em países como os Estados Unidos e a Austrália pode ser menos comum devido à menor população de imigrantes portugueses. Apesar destas diferenças regionais, o apelido Queirós continua a ser um forte símbolo da herança e identidade portuguesa.

Indivíduos Famosos

Ao longo da história, indivíduos com o sobrenome Queirós fizeram contribuições significativas em diversas áreas. Da política às artes, os Queirós deixaram a sua marca no mundo. Um famoso portador do nome Queirós é José Maria de Eça de Queirós, um renomado romancista português cujas obras ainda hoje são estudadas e celebradas. As suas contribuições literárias consolidaram o apelido Queirós nos anais da cultura portuguesa.

Conclusão

No geral, o sobrenome Queirós é um testemunho da rica história e cultura de Portugal. Com origem numa pequena região do país, o apelido espalhou-se por diversas partes do mundo, reflectindo o impacto global da colonização e migração portuguesa. Apesar das variações na ortografia e na pronúncia, o apelido Queirós continua a ser um poderoso símbolo da herança e identidade portuguesa.

O sobrenome de Queirós no mundo

.

A globalização é um fenômeno que fez com que os sobrenomes se espalhassem muito mais longe do país de origem, para que pudéssemos encontrar sobrenomes asiáticos na Europa ou sobrenomes americanos na Oceania. O mesmo acontece no caso de Queirós, que, como pode ser visto, é um sobrenome orgulhosamente representado em quase todos os lugares do mundo. Da mesma forma, há países onde o número de pessoas com o sobrenome Queirós é certamente maior do que no resto dos países.

O mapa do sobrenome Queirós

Ver mapa del apellido Queirós

A oportunidade de descobrir em um mapa mundial quais países têm o maior número de Queirós do mundo é de grande ajuda. Ao nos colocarmos no mapa mundial acima de um determinado país, somos capazes de ver o número exato de pessoas que levam o sobrenome Queirós, para que possamos obter informações precisas sobre todos os Queirós que você pode encontrar atualmente naquele país. Tudo isso também nos ajuda a entender não apenas de onde vem o sobrenome Queirós, mas também como as pessoas cujas origens fazem parte da família com o sobrenome Queirós se mudaram e se mudaram. Da mesma forma, podemos ver em quais países eles se enraizaram e se desenvolveram, e é por isso que se Queirós é nosso sobrenome, é atraente saber para quais outras partes do mundo é possível que um ancestral nosso tenha migrado uma vez.

Países com mais Queirós no mundo

  1. Portugal Portugal (9077)
  2. Angola Angola (3549)
  3. Brasil Brasil (407)
  4. França França (60)
  5. Estados Unidos da América Estados Unidos da América (29)
  6. Inglaterra Inglaterra (13)
  7. Suíça Suíça (12)
  8. Uruguai Uruguai (9)
  9. África do Sul África do Sul (9)
  10. Moçambique Moçambique (9)
  11. Espanha Espanha (7)
  12. Austrália Austrália (6)
  13. Países Baixos Países Baixos (6)
  14. Alemanha Alemanha (5)
  15. Canadá Canadá (4)
  16. Andorra Andorra (3)
  17. Irlanda Irlanda (3)
  18. Peru Peru (2)
  19. Rússia Rússia (2)
  20. China China (2)
  21. Japão Japão (2)
  22. Luxemburgo Luxemburgo (2)
  23. México México (2)
  24. Singapura Singapura (1)
  25. São Tomé e Príncipe São Tomé e Príncipe (1)
  26. Bélgica Bélgica (1)
  27. Zimbabué Zimbabué (1)
  28. Costa Rica Costa Rica (1)
  29. Cuba Cuba (1)
  30. República Checa República Checa (1)
  31. Dinamarca Dinamarca (1)
  32. Escócia Escócia (1)
  33. Guiné-Bissau Guiné-Bissau (1)
  34. Iraque Iraque (1)
  35. Macau Macau (1)
  36. Nigéria Nigéria (1)