Sobrenome Sardinha

A História do Sobrenome Sardinha

O sobrenome Sardinha é um nome fascinante com uma rica história que se estende por diferentes países e culturas. Acredita-se que tenha origem em Portugal, onde é mais prevalente, mas também se espalhou para outras partes do mundo. O sobrenome é derivado da palavra portuguesa para “sardinha”, que é um tipo de pequeno peixe encontrado nas águas do Oceano Atlântico.

Portugal

Em Portugal o apelido Sardinha é bastante comum, com uma incidência total de 3.463. Acredita-se que o sobrenome tenha sido utilizado pela primeira vez para identificar famílias que se dedicavam à indústria pesqueira, principalmente ao comércio de sardinha. Estas famílias teriam sido responsáveis ​​pela captura, conservação e venda da sardinha, que era uma importante fonte de alimentação e rendimento em Portugal.

Com o tempo, o sobrenome Sardinha passou a ser associado a qualidades como trabalho árduo, resiliência e desenvoltura, características necessárias para ter sucesso na indústria pesqueira. Como resultado, muitas pessoas com o apelido Sardinha têm um forte sentimento de orgulho pela sua herança e pela contribuição da sua família para a história de Portugal.

Brasil

No Brasil, o sobrenome Sardinha tem presença significativa, com incidência de 13.570. Acredita-se que o sobrenome tenha sido trazido para o Brasil pelos colonizadores portugueses que chegaram ao país durante o período colonial. Esses colonos teriam trazido consigo suas tradições, língua e sobrenomes, inclusive o sobrenome Sardinha.

Hoje, muitos brasileiros com o sobrenome Sardinha podem traçar sua ascendência até esses primeiros colonizadores portugueses. O sobrenome tornou-se um símbolo da conexão duradoura entre o Brasil e Portugal, e muitas pessoas com o sobrenome Sardinha sentem um profundo sentimento de orgulho por sua herança comum.

Angola

Em Angola, o apelido Sardinha também é bastante comum, com uma incidência de 18.159. Acredita-se que o sobrenome tenha sido introduzido em Angola pelos colonizadores portugueses que chegaram ao país durante o período colonial. Esses colonizadores teriam trazido consigo seus costumes, língua e sobrenomes, inclusive o sobrenome Sardinha.

Hoje, muitos angolanos com o apelido Sardinha podem traçar a sua ascendência até estes primeiros colonizadores portugueses. O apelido serve para relembrar a complexa história de Angola e as suas ligações a Portugal. Muitas pessoas com o apelido Sardinha em Angola têm muito orgulho da sua herança e do papel da sua família na formação da história do país.

Estados Unidos

Nos Estados Unidos, o sobrenome Sardinha é menos comum, com incidência de 793. Acredita-se que o sobrenome tenha sido trazido para os Estados Unidos por imigrantes portugueses que chegaram ao país nos séculos XIX e XX. Esses imigrantes teriam trazido consigo seus costumes, língua e sobrenomes, inclusive o sobrenome Sardinha.

Hoje, muitos americanos com o apelido Sardinha podem traçar a sua ascendência até estes primeiros imigrantes portugueses. O apelido serve de ligação à sua herança portuguesa e uma lembrança dos sacrifícios que os seus antepassados ​​fizeram para criar uma vida melhor para si e para as suas famílias nos Estados Unidos.

Conclusão

Concluindo, o sobrenome Sardinha é um nome com uma história diversificada e célebre que se estende por diferentes países e culturas. Serve como uma ligação ao passado e um lembrete das ligações duradouras entre pessoas de ascendência portuguesa em todo o mundo. Seja em Portugal, no Brasil, em Angola, nos Estados Unidos ou em qualquer outro país, o apelido Sardinha carrega consigo um sentimento de orgulho, tradição e herança que é acarinhado por quem o carrega.

O sobrenome de Sardinha no mundo

.

A globalização é um fenômeno que fez com que os sobrenomes se espalhassem muito mais longe do país de origem, para que pudéssemos encontrar sobrenomes asiáticos na Europa ou sobrenomes americanos na Oceania. O mesmo acontece no caso de Sardinha, que, como pode ser visto, é um sobrenome orgulhosamente representado em quase todos os lugares do mundo. Da mesma forma, há países onde o número de pessoas com o sobrenome Sardinha é certamente maior do que no resto dos países.

O mapa do sobrenome Sardinha

Ver mapa del apellido Sardinha

A oportunidade de descobrir em um mapa mundial quais países têm o maior número de Sardinha do mundo é de grande ajuda. Ao nos colocarmos no mapa mundial acima de um determinado país, somos capazes de ver o número exato de pessoas que levam o sobrenome Sardinha, para que possamos obter informações precisas sobre todos os Sardinha que você pode encontrar atualmente naquele país. Tudo isso também nos ajuda a entender não apenas de onde vem o sobrenome Sardinha, mas também como as pessoas cujas origens fazem parte da família com o sobrenome Sardinha se mudaram e se mudaram. Da mesma forma, podemos ver em quais países eles se enraizaram e se desenvolveram, e é por isso que se Sardinha é nosso sobrenome, é atraente saber para quais outras partes do mundo é possível que um ancestral nosso tenha migrado uma vez.

Países com mais Sardinha no mundo

  1. Angola Angola (18159)
  2. Brasil Brasil (13570)
  3. Portugal Portugal (3463)
  4. Estados Unidos da América Estados Unidos da América (793)
  5. África do Sul África do Sul (555)
  6. Venezuela Venezuela (355)
  7. Canadá Canadá (228)
  8. França França (195)
  9. Inglaterra Inglaterra (115)
  10. Índia Índia (96)
  11. Namíbia Namíbia (76)
  12. Equador Equador (63)
  13. Espanha Espanha (43)
  14. Guiana Guiana (29)
  15. Moçambique Moçambique (25)
  16. Austrália Austrália (23)
  17. Suíça Suíça (18)
  18. Emirados Árabes Unidos Emirados Árabes Unidos (12)
  19. Argentina Argentina (10)
  20. Trindade e Tobago Trindade e Tobago (9)
  21. País de Gales País de Gales (6)
  22. Alemanha Alemanha (4)
  23. Noruega Noruega (3)
  24. Bélgica Bélgica (3)
  25. Andorra Andorra (2)
  26. Itália Itália (2)
  27. Kuwait Kuwait (1)
  28. Santa Lúcia Santa Lúcia (1)
  29. Luxemburgo Luxemburgo (1)
  30. Mónaco Mónaco (1)
  31. Malta Malta (1)
  32. México México (1)
  33. Nigéria Nigéria (1)
  34. Países Baixos Países Baixos (1)
  35. Barbados Barbados (1)
  36. Rússia Rússia (1)
  37. Bahamas Bahamas (1)
  38. Suécia Suécia (1)
  39. São Tomé e Príncipe São Tomé e Príncipe (1)
  40. Tanzânia Tanzânia (1)
  41. Dinamarca Dinamarca (1)
  42. Argélia Argélia (1)
  43. Finlândia Finlândia (1)
  44. Nothern Irlanda Nothern Irlanda (1)
  45. Gibraltar Gibraltar (1)
  46. Irlanda Irlanda (1)
  47. Jersey Jersey (1)