Sobrenome Ximenes

Sobrenome Ximenes: Uma Análise Abrangente

O sobrenome Ximenes é um nome fascinante e intrigante que tem uma história rica e ampla distribuição em todo o mundo. Nesta exploração aprofundada, nos aprofundaremos nas origens, variações e prevalência do sobrenome Ximenes em diferentes países e regiões.

Origens e Significado

O sobrenome Ximenes é de origem ibérica, principalmente de Portugal e Espanha. É derivado do nome Simão, que é a forma portuguesa e galega de Simão. Simão é um nome bíblico de origem hebraica, que significa “aquele que ouve” ou “ouvinte”.

Portugal

Em Portugal, o apelido Ximenes tem uma presença significativa, com mais de 500 ocorrências registadas no país. O nome provavelmente foi transmitido de geração em geração, indicando uma linhagem familiar de longa data na região.

Espanha

Da mesma forma, na Espanha, o sobrenome Ximenes é bastante comum, com presença notável em regiões como Galiza e Catalunha. O nome tem significado histórico na cultura espanhola e pode estar associado a famílias nobres ou aristocráticas.

Distribuição Global

Fora da Península Ibérica, o sobrenome Ximenes também se espalhou por vários países do mundo. De acordo com os dados coletados, o sobrenome foi documentado em países como Brasil, Indonésia, Estados Unidos, Bélgica, Cingapura e muitos outros.

Brasil

No Brasil, o sobrenome Ximenes é predominante, com mais de 30 mil ocorrências registradas. O nome provavelmente chegou ao Brasil através da colonização portuguesa e desde então se tornou um sobrenome comum entre as famílias brasileiras.

Estados Unidos

Nos Estados Unidos, o sobrenome Ximenes é menos comum, com cerca de 150 ocorrências documentadas. O nome pode ter sido trazido para os EUA por imigrantes portugueses ou espanhóis e foi transmitido de geração em geração em famílias americanas.

Indonésia

Curiosamente, o sobrenome Ximenes também foi encontrado na Indonésia, com mais de 1.000 ocorrências registradas. A presença do nome na Indonésia pode estar ligada à história colonial ou às relações comerciais entre a Indonésia e Portugal ou Espanha.

Variações e grafias

Como muitos sobrenomes, o nome Ximenes sofreu variações e grafias alternativas ao longo do tempo. Algumas variações comuns do sobrenome incluem Jimenez, Jiménez e Ximenez. Essas variações podem refletir dialetos regionais ou mudanças linguísticas em diferentes países.

Jiménez

A variação Jimenez do sobrenome Ximenes é particularmente prevalente na América Latina e na Espanha. É um sobrenome comum em países como México, Argentina e Espanha, com um rico significado histórico e cultural.

Ximenez

A variação Ximenez do sobrenome também é encontrada na Espanha e em outros países de língua espanhola. Pode ser uma grafia alternativa de Ximenes ou uma variação regional que evoluiu ao longo do tempo.

Conclusão

Concluindo, o sobrenome Ximenes é um nome único e histórico, com presença diversificada em diferentes países e regiões. As suas origens em Portugal e Espanha, bem como a sua distribuição global, tornam-no um tema interessante para futuras pesquisas e explorações no campo dos estudos de apelidos.

O sobrenome de Ximenes no mundo

.

A globalização é um fenômeno que fez com que os sobrenomes se espalhassem muito mais longe do país de origem, para que pudéssemos encontrar sobrenomes asiáticos na Europa ou sobrenomes americanos na Oceania. O mesmo acontece no caso de Ximenes, que, como pode ser visto, é um sobrenome orgulhosamente representado em quase todos os lugares do mundo. Da mesma forma, há países onde o número de pessoas com o sobrenome Ximenes é certamente maior do que no resto dos países.

O mapa do sobrenome Ximenes

Ver mapa del apellido Ximenes

A oportunidade de descobrir em um mapa mundial quais países têm o maior número de Ximenes do mundo é de grande ajuda. Ao nos colocarmos no mapa mundial acima de um determinado país, somos capazes de ver o número exato de pessoas que levam o sobrenome Ximenes, para que possamos obter informações precisas sobre todos os Ximenes que você pode encontrar atualmente naquele país. Tudo isso também nos ajuda a entender não apenas de onde vem o sobrenome Ximenes, mas também como as pessoas cujas origens fazem parte da família com o sobrenome Ximenes se mudaram e se mudaram. Da mesma forma, podemos ver em quais países eles se enraizaram e se desenvolveram, e é por isso que se Ximenes é nosso sobrenome, é atraente saber para quais outras partes do mundo é possível que um ancestral nosso tenha migrado uma vez.

Países com mais Ximenes no mundo

  1. Timor Leste Timor Leste (43106)
  2. Brasil Brasil (31714)
  3. Indonésia Indonésia (1078)
  4. Portugal Portugal (500)
  5. França França (319)
  6. Itália Itália (212)
  7. Estados Unidos da América Estados Unidos da América (146)
  8. Bélgica Bélgica (38)
  9. Singapura Singapura (32)
  10. Angola Angola (25)
  11. Argentina Argentina (16)
  12. Guam Guam (16)
  13. Austrália Austrália (14)
  14. Inglaterra Inglaterra (14)
  15. Países Baixos Países Baixos (10)
  16. Nothern Irlanda Nothern Irlanda (9)
  17. Espanha Espanha (8)
  18. Canadá Canadá (6)
  19. Filipinas Filipinas (5)
  20. Paraguai Paraguai (5)
  21. Bangladeche Bangladeche (4)
  22. Uruguai Uruguai (3)
  23. Suíça Suíça (2)
  24. México México (2)
  25. Noruega Noruega (1)
  26. Nepal Nepal (1)
  27. Nova Zelândia Nova Zelândia (1)
  28. Peru Peru (1)
  29. Azerbaijão Azerbaijão (1)
  30. Rússia Rússia (1)
  31. Tailândia Tailândia (1)
  32. Bolívia Bolívia (1)
  33. Bahamas Bahamas (1)
  34. Venezuela Venezuela (1)
  35. Chile Chile (1)
  36. Colômbia Colômbia (1)
  37. País de Gales País de Gales (1)
  38. Croácia Croácia (1)
  39. Japão Japão (1)
  40. Kuwait Kuwait (1)
  41. Letónia Letónia (1)
  42. Nicarágua Nicarágua (1)