O sobrenome Catalá é um sobrenome comum que pode ser encontrado em vários países do mundo. Suas origens remontam à Espanha, onde é mais prevalente, mas também se espalhou para outros países, como México, Argentina e Brasil. O sobrenome Catalá é derivado da palavra catalã 'català', que significa 'catalão' em inglês. Isto sugere que o sobrenome pode ter sido originalmente usado para identificar pessoas da região catalã da Espanha.
Na Espanha, o sobrenome Catalá é mais comumente encontrado nas regiões da Catalunha, Valência e Ilhas Baleares. A incidência do sobrenome na Espanha é bastante elevada, com 176 indivíduos portadores do sobrenome. Isto sugere que o sobrenome Catalá tem uma longa história na Espanha e pode ter se originado nessas regiões.
No México, o sobrenome Catalá também está presente, embora em menor proporção do que na Espanha. Existem 14 pessoas com o sobrenome Catalá no México, sugerindo que o sobrenome pode ter sido trazido para o país por colonizadores ou imigrantes espanhóis. A presença do sobrenome Catalá no México é uma prova da rica história de colonização e imigração do país.
O sobrenome Catalá também pode ser encontrado na Argentina, com 13 pessoas com o sobrenome. Assim como o México, a Argentina tem um histórico de colonização e imigração europeia, o que pode explicar a presença do sobrenome Catalá no país. A incidência do sobrenome na Argentina é relativamente baixa em comparação com a Espanha, mas ainda destaca a presença do sobrenome no país.
No Brasil, o sobrenome Catalá é menos comum, sendo que apenas 7 pessoas possuem o sobrenome. A presença do sobrenome no Brasil pode ser devida ao histórico de colonização portuguesa do país, bem como à imigração de outros países europeus. A menor incidência do sobrenome Catalá no Brasil em comparação com outros países sugere que ele pode não ter uma presença tão forte no país.
Além de Espanha, México, Argentina e Brasil, o sobrenome Catalá também pode ser encontrado no Chile, Estados Unidos, Porto Rico, Bolívia, República Tcheca, Uruguai, Bulgária, Alemanha, Equador, Finlândia, Inglaterra, Países Baixos, Portugal, Paraguai, Eslováquia e Venezuela. A presença do sobrenome nesses países destaca a ampla dispersão do sobrenome Catalá em todo o mundo.
No geral, o sobrenome Catalá tem uma longa história e uma presença generalizada em vários países do mundo. As suas origens remontam a Espanha, onde é mais prevalente, mas também se espalhou para outros países devido ao colonialismo, à imigração e a outros factores históricos. O sobrenome Catalá é um testemunho da rica e diversificada história do povo catalão e de seus descendentes.
A globalização é um fenômeno que fez com que os sobrenomes se espalhassem muito mais longe do país de origem, para que pudéssemos encontrar sobrenomes asiáticos na Europa ou sobrenomes americanos na Oceania. O mesmo acontece no caso de Catalá, que, como pode ser visto, é um sobrenome orgulhosamente representado em quase todos os lugares do mundo. Da mesma forma, há países onde o número de pessoas com o sobrenome Catalá é certamente maior do que no resto dos países.
A oportunidade de descobrir em um mapa mundial quais países têm o maior número de Catalá do mundo é de grande ajuda. Ao nos colocarmos no mapa mundial acima de um determinado país, somos capazes de ver o número exato de pessoas que levam o sobrenome Catalá, para que possamos obter informações precisas sobre todos os Catalá que você pode encontrar atualmente naquele país. Tudo isso também nos ajuda a entender não apenas de onde vem o sobrenome Catalá, mas também como as pessoas cujas origens fazem parte da família com o sobrenome Catalá se mudaram e se mudaram. Da mesma forma, podemos ver em quais países eles se enraizaram e se desenvolveram, e é por isso que se Catalá é nosso sobrenome, é atraente saber para quais outras partes do mundo é possível que um ancestral nosso tenha migrado uma vez.
Sobrenome Catalá
Outros idiomas