O sobrenome Coiro é um sobrenome relativamente raro com origem na Itália. Acredita-se que o sobrenome tenha origem na região italiana da Calábria, especificamente na província de Reggio Calabria. Diz-se que o nome Coiro é de origem medieval antiga, com raízes que remontam ao século IX. Acredita-se que seja derivado da palavra italiana "cuoio", que significa couro ou couro, o que sugere que o sobrenome pode ter sido originalmente um apelido para alguém que trabalhava como curtidor ou marroquino.
Na Itália, o sobrenome Coiro é mais prevalente nas regiões do sul, particularmente na Calábria e na Campânia. Os primeiros registros do sobrenome na Itália datam do século XVI, com menções às famílias Coiro em diversos documentos e arquivos históricos. Ao longo dos séculos, o sobrenome se espalhou para outras partes da Itália, embora permanecendo relativamente concentrado nas regiões do sul.
O sobrenome Coiro também chegou aos Estados Unidos, onde é muito menos comum em comparação com a Itália. Os imigrantes italianos que chegaram no final do século XIX e início do século XX trouxeram consigo o sobrenome, estabelecendo-se principalmente em cidades com grande população italiana, como Nova York, Chicago e Boston. Hoje, as famílias Coiro nos Estados Unidos podem ser encontradas espalhadas por vários estados, com maior concentração em estados com comunidades historicamente fortes de imigrantes italianos.
Na América do Sul, o sobrenome Coiro está presente em países como Brasil, Argentina e Uruguai. Os imigrantes italianos que chegaram a esses países durante o final do século 19 e início do século 20 provavelmente introduziram o sobrenome na região. Embora não sejam tão comuns como na Itália ou nos Estados Unidos, as famílias Coiro nestes países conseguiram preservar a sua herança e identidade cultural italiana.
Fora das Américas e da Europa, o sobrenome Coiro tem presença mínima em países como Suíça, Venezuela, França, Austrália, México, Chile, Canadá, Alemanha, África do Sul, Bélgica, Peru, Espanha, Dinamarca, República Dominicana , Guiné Equatorial, Israel, Malásia, Holanda, Rússia, Tailândia e Reino Unido. A incidência do sobrenome nesses países é relativamente baixa, com apenas algumas famílias Coiro registradas em bancos de dados e arquivos genealógicos.
No geral, o sobrenome Coiro continua sendo um sobrenome único e distinto, com raízes na Itália. Embora não sejam tão difundidas como alguns outros sobrenomes italianos, as famílias Coiro podem ser encontradas em várias partes do mundo, cada uma contribuindo para a rica tapeçaria de sobrenomes e genealogias globais.
A globalização é um fenômeno que fez com que os sobrenomes se espalhassem muito mais longe do país de origem, para que pudéssemos encontrar sobrenomes asiáticos na Europa ou sobrenomes americanos na Oceania. O mesmo acontece no caso de Coiro, que, como pode ser visto, é um sobrenome orgulhosamente representado em quase todos os lugares do mundo. Da mesma forma, há países onde o número de pessoas com o sobrenome Coiro é certamente maior do que no resto dos países.
A oportunidade de descobrir em um mapa mundial quais países têm o maior número de Coiro do mundo é de grande ajuda. Ao nos colocarmos no mapa mundial acima de um determinado país, somos capazes de ver o número exato de pessoas que levam o sobrenome Coiro, para que possamos obter informações precisas sobre todos os Coiro que você pode encontrar atualmente naquele país. Tudo isso também nos ajuda a entender não apenas de onde vem o sobrenome Coiro, mas também como as pessoas cujas origens fazem parte da família com o sobrenome Coiro se mudaram e se mudaram. Da mesma forma, podemos ver em quais países eles se enraizaram e se desenvolveram, e é por isso que se Coiro é nosso sobrenome, é atraente saber para quais outras partes do mundo é possível que um ancestral nosso tenha migrado uma vez.
Sobrenome Coiro
Outros idiomas