O sobrenome Harbison é de origem escocesa e irlandesa, derivado do nome pessoal de origem nórdica antiga, Harald ou Haraldr. Acredita-se que signifique "governante do exército" ou "líder do exército". O sobrenome Harbison tem uma história rica e se espalhou por vários países ao redor do mundo. Vamos nos aprofundar na história e distribuição do sobrenome Harbison em diferentes países.
Nos Estados Unidos, o sobrenome Harbison é relativamente comum, com uma incidência de 7.976. O registro mais antigo conhecido do sobrenome nos EUA remonta ao início do século 18, quando imigrantes escoceses e irlandeses trouxeram o nome com eles. Ao longo dos anos, o sobrenome se espalhou por todo o país, com concentrações em estados como Pensilvânia, Ohio e Illinois.
Na Austrália, o sobrenome Harbison tem uma incidência muito menor em comparação aos EUA, com apenas 275 ocorrências. Os registros australianos mostram que o sobrenome foi registrado pela primeira vez em meados do século 19, quando imigrantes escoceses e irlandeses se estabeleceram no país. Hoje, os descendentes de Harbison podem ser encontrados em várias regiões da Austrália, especialmente em Nova Gales do Sul e Victoria.
Na Inglaterra, a incidência do sobrenome Harbison é 238. O nome é mais comumente encontrado nas regiões do norte da Inglaterra, particularmente em áreas como Yorkshire e Lancashire. Os registros mostram que o sobrenome está presente na Inglaterra pelo menos desde o século XVI, com primeiras menções em registros paroquiais e documentos oficiais.
Na Escócia, o sobrenome Harbison tem uma incidência de 135. Acredita-se que o nome tenha se originado na região da fronteira escocesa e se espalhado para outras partes do país ao longo do tempo. As famílias Harbison na Escócia remontam ao século XVII, com indivíduos notáveis fazendo contribuições significativas para a história e cultura escocesas.
Na Irlanda do Norte, o sobrenome Harbison é relativamente comum, com uma incidência de 117. O nome tem fortes raízes irlandesas e é mais prevalente em condados como Antrim e Armagh. As famílias Harbison na Irlanda do Norte têm uma longa história, que remonta ao período medieval, quando o sobrenome foi adotado pela primeira vez.
Na Irlanda, o sobrenome Harbison tem uma incidência de 75. O nome tem raízes profundas na história irlandesa e é mais comumente encontrado em condados como Tyrone e Londonderry. As famílias Harbison na Irlanda têm uma forte ligação à sua herança celta e preservaram o seu apelido através de gerações.
No Canadá, o sobrenome Harbison tem uma incidência relativamente baixa de 68. O nome foi trazido pela primeira vez para o Canadá por imigrantes escoceses e irlandeses no século XIX. Hoje, os descendentes de Harbison podem ser encontrados em várias províncias do país, incluindo Ontário e Colúmbia Britânica.
Na Nova Zelândia, o sobrenome Harbison tem uma incidência limitada de apenas 19. O nome foi introduzido na Nova Zelândia pelos primeiros colonizadores escoceses e irlandeses. Apesar da sua baixa prevalência, as famílias Harbison na Nova Zelândia preservaram a sua herança e fizeram contribuições únicas ao país.
No geral, o sobrenome Harbison tem uma história diversificada e fascinante, originária de raízes escocesas e irlandesas e espalhando-se por vários países ao redor do mundo. Os seus portadores desempenharam papéis significativos na formação da paisagem cultural e histórica das suas respectivas regiões. O sobrenome Harbison continua a ser um símbolo de herança e identidade para muitas famílias hoje.
A globalização é um fenômeno que fez com que os sobrenomes se espalhassem muito mais longe do país de origem, para que pudéssemos encontrar sobrenomes asiáticos na Europa ou sobrenomes americanos na Oceania. O mesmo acontece no caso de Harbison, que, como pode ser visto, é um sobrenome orgulhosamente representado em quase todos os lugares do mundo. Da mesma forma, há países onde o número de pessoas com o sobrenome Harbison é certamente maior do que no resto dos países.
A oportunidade de descobrir em um mapa mundial quais países têm o maior número de Harbison do mundo é de grande ajuda. Ao nos colocarmos no mapa mundial acima de um determinado país, somos capazes de ver o número exato de pessoas que levam o sobrenome Harbison, para que possamos obter informações precisas sobre todos os Harbison que você pode encontrar atualmente naquele país. Tudo isso também nos ajuda a entender não apenas de onde vem o sobrenome Harbison, mas também como as pessoas cujas origens fazem parte da família com o sobrenome Harbison se mudaram e se mudaram. Da mesma forma, podemos ver em quais países eles se enraizaram e se desenvolveram, e é por isso que se Harbison é nosso sobrenome, é atraente saber para quais outras partes do mundo é possível que um ancestral nosso tenha migrado uma vez.
Sobrenome Harbison
Outros idiomas