Sobrenome Kelley

As origens do sobrenome Kelley

O sobrenome Kelley é de origem irlandesa, derivado do gaélico O'Ceallaigh, que significa "descendente de Ceallach". Ceallach era um nome pessoal que se acreditava significar "cabeça inteligente" ou "frequente de igrejas". O clã O'Ceallaigh era proeminente no condado de Galway e no condado de Offaly, na Irlanda.

Imigração Irlandesa para os Estados Unidos

Durante o século 19, muitos imigrantes irlandeses com o sobrenome Kelley chegaram aos Estados Unidos. A Grande Fome na Irlanda, que durou de 1845 a 1852, resultou num êxodo em massa de irlandeses em busca de uma vida melhor na América. O sobrenome Kelley tornou-se difundido nos EUA, especialmente em estados com grandes populações irlandesas, como Massachusetts, Nova York e Illinois.

Ortografias variantes de Kelley

Com o tempo, a grafia do sobrenome Kelley evoluiu, levando a várias variantes de grafia, como Kelly, Kellee, Kellie e O'Kelly. Essas diferentes grafias podem ser atribuídas à anglicização e à natureza fonética da língua irlandesa.

O brasão da família Kelley

O brasão da família Kelley apresenta elementos como um leão, uma cruz e um capacete. Esses símbolos eram tradicionalmente usados ​​para distinguir uma família da outra e eram frequentemente exibidos em escudos, estandartes e selos.

Distribuição do Sobrenome Kelley

O sobrenome Kelley é mais comumente encontrado nos Estados Unidos, com uma incidência total de 184.484. Também é predominante em outros países de língua inglesa, como Reino Unido (2.279), Canadá (2.263), Austrália (1.439) e Gana (380).

Variações regionais na incidência do sobrenome Kelley

Nos EUA, os estados com maior incidência do sobrenome Kelley incluem Massachusetts, Nova York e Illinois. No Reino Unido, o sobrenome é mais comum na Inglaterra, País de Gales e Escócia. O Canadá tem uma população Kelley significativa em províncias como Ontário e Quebec, enquanto a Austrália tem uma presença notável em Nova Gales do Sul e Victoria.

Disseminação global do sobrenome Kelley

Além dos países de língua inglesa, o sobrenome Kelley também está presente em países como Alemanha (128), Nigéria (77), França (69) e México (62). A sua ampla distribuição é uma prova dos padrões históricos de migração da diáspora irlandesa e do impacto da cultura irlandesa em várias regiões do mundo.

Indivíduos famosos com o sobrenome Kelley

Várias pessoas notáveis ​​compartilham o sobrenome Kelley, incluindo a atriz e cantora Gene Kelly, o renomado autor e poeta Robert Kelly e o astronauta e ex-senador dos EUA Mark Kelly. Esses indivíduos contribuíram significativamente para seus respectivos campos e trouxeram reconhecimento ao sobrenome Kelley.

Herança e legado da família Kelley

Aqueles com o sobrenome Kelley podem se orgulhar de sua herança irlandesa e do rico legado cultural do clã O'Ceallaigh. Ao explorar a história e as tradições de sua família, os indivíduos podem obter uma apreciação mais profunda do significado de seu sobrenome e de seu lugar na tapeçaria mais ampla da história irlandesa e global.

O futuro do sobrenome Kelley

Como o sobrenome Kelley continua a ser transmitido de geração em geração, seu legado e impacto perdurarão. Seja através de pesquisas genealógicas, celebrações culturais ou conexões pessoais, os indivíduos com o sobrenome Kelley podem honrar sua herança e contribuir para o legado contínuo de seu nome de família.

O sobrenome de Kelley no mundo

.

A globalização é um fenômeno que fez com que os sobrenomes se espalhassem muito mais longe do país de origem, para que pudéssemos encontrar sobrenomes asiáticos na Europa ou sobrenomes americanos na Oceania. O mesmo acontece no caso de Kelley, que, como pode ser visto, é um sobrenome orgulhosamente representado em quase todos os lugares do mundo. Da mesma forma, há países onde o número de pessoas com o sobrenome Kelley é certamente maior do que no resto dos países.

O mapa do sobrenome Kelley

Ver mapa del apellido Kelley

A oportunidade de descobrir em um mapa mundial quais países têm o maior número de Kelley do mundo é de grande ajuda. Ao nos colocarmos no mapa mundial acima de um determinado país, somos capazes de ver o número exato de pessoas que levam o sobrenome Kelley, para que possamos obter informações precisas sobre todos os Kelley que você pode encontrar atualmente naquele país. Tudo isso também nos ajuda a entender não apenas de onde vem o sobrenome Kelley, mas também como as pessoas cujas origens fazem parte da família com o sobrenome Kelley se mudaram e se mudaram. Da mesma forma, podemos ver em quais países eles se enraizaram e se desenvolveram, e é por isso que se Kelley é nosso sobrenome, é atraente saber para quais outras partes do mundo é possível que um ancestral nosso tenha migrado uma vez.

Países com mais Kelley no mundo

  1. Estados Unidos da América Estados Unidos da América (184484)
  2. Inglaterra Inglaterra (2279)
  3. Canadá Canadá (2263)
  4. Austrália Austrália (1439)
  5. Gana Gana (380)
  6. Filipinas Filipinas (178)
  7. Arábia Saudita Arábia Saudita (158)
  8. Alemanha Alemanha (128)
  9. Libéria Libéria (124)
  10. Níger Níger (119)
  11. Índia Índia (113)
  12. África do Sul África do Sul (111)
  13. País de Gales País de Gales (85)
  14. Brasil Brasil (83)
  15. Nigéria Nigéria (77)