O sobrenome Killoran é de origem irlandesa e é derivado do nome gaélico "Ó Cillabhruin", que significa "descendente de Cillabhruin". Acredita-se que o nome tenha se originado no condado de Leitrim, na Irlanda, onde a família Killoran ocupava um lugar como antiga nobreza.
Nos primeiros dias da Irlanda, os sobrenomes não eram comumente usados. Em vez disso, os indivíduos eram frequentemente identificados pelo nome do pai ou pela profissão. Somente no século 11 é que os sobrenomes se tornaram mais comuns, com a adoção do sistema inglês de sobrenomes baseado na família ou nas características de uma pessoa.
Ao longo dos séculos, muitos membros da família Killoran migraram para outros países, especialmente durante tempos de fome e dificuldades económicas na Irlanda. O primeiro caso registrado do sobrenome aparecendo fora da Irlanda foi nos Estados Unidos, onde se sabe que 1.271 pessoas carregam o sobrenome, de acordo com os dados disponíveis.
O sobrenome Killoran se espalhou por vários países ao redor do mundo, incluindo Canadá, Inglaterra, Austrália e África do Sul. No Canadá, sabe-se que 493 pessoas levam o sobrenome, enquanto na Inglaterra há 361 pessoas. Na Austrália, existem 97 pessoas com o sobrenome Killoran, enquanto na África do Sul existem 19.
Além desses países, o sobrenome Killoran também é encontrado em menor número em países como Nova Zelândia, Vietnã, Espanha e Alemanha. Embora o sobrenome possa não ser tão comum nesses países como na Irlanda ou nos Estados Unidos, a presença do nome Killoran nesses países é uma prova da migração generalizada do povo irlandês.
Houve vários indivíduos com o sobrenome Killoran que alcançaram fama e reconhecimento em suas respectivas áreas. Um indivíduo notável é John Killoran, um político irlandês que serviu como Lord Mayor de Sligo no início do século XX.
Outra pessoa famosa com o sobrenome Killoran é Mary Killoran, uma cantora de ópera americana que se apresentou no início do século XX. Mary Killoran era conhecida por suas performances poderosas e emotivas e fez extensas turnês pelos Estados Unidos e pela Europa.
Concluindo, o sobrenome Killoran é um nome irlandês antigo e orgulhoso que se espalhou por vários países ao redor do mundo. Desde as suas origens no condado de Leitrim, na Irlanda, até à sua presença em países como os Estados Unidos, Canadá e Inglaterra, o apelido Killoran continua a ser um símbolo da resiliência e da força do povo irlandês. Seja através da política, da música ou de outras áreas, os indivíduos com o sobrenome Killoran deixaram sua marca no mundo e continuam a honrar sua herança irlandesa.
A globalização é um fenômeno que fez com que os sobrenomes se espalhassem muito mais longe do país de origem, para que pudéssemos encontrar sobrenomes asiáticos na Europa ou sobrenomes americanos na Oceania. O mesmo acontece no caso de Killoran, que, como pode ser visto, é um sobrenome orgulhosamente representado em quase todos os lugares do mundo. Da mesma forma, há países onde o número de pessoas com o sobrenome Killoran é certamente maior do que no resto dos países.
A oportunidade de descobrir em um mapa mundial quais países têm o maior número de Killoran do mundo é de grande ajuda. Ao nos colocarmos no mapa mundial acima de um determinado país, somos capazes de ver o número exato de pessoas que levam o sobrenome Killoran, para que possamos obter informações precisas sobre todos os Killoran que você pode encontrar atualmente naquele país. Tudo isso também nos ajuda a entender não apenas de onde vem o sobrenome Killoran, mas também como as pessoas cujas origens fazem parte da família com o sobrenome Killoran se mudaram e se mudaram. Da mesma forma, podemos ver em quais países eles se enraizaram e se desenvolveram, e é por isso que se Killoran é nosso sobrenome, é atraente saber para quais outras partes do mundo é possível que um ancestral nosso tenha migrado uma vez.
Sobrenome Killoran
Outros idiomas